A benção apostólica é popularmente conhecida em muitas igrejas, se trata de uma benção que é feita em todo o final do culto, por meio de um encerramento, geralmente é feita pelo líder, mas também às vezes é feita pelo dirigente encarregado naquele momento.
Esta bênção é vital para toda e qualquer comunidade cristã, pois ela une os principais aspectos para que a congregação permaneça unida.
Por isso nesse artigo exploraremos de maneira profunda cada um dos aspectos da bênção apostólica e os seus principais significados. Temos muitos estudos sobre bençãos no blog, como exemplo temos o estudo sobre Jabez.
O que é a Bênção Apostólica?
Agora vamos falar mais abertamente e de maneira clara sobre o que é a bênção apostólica.
Se trata de um poderoso ato de invocação da Graça de Jesus, também do amor de Deus Pai e da comunhão do Espírito Santo sobre cada um dos fiéis.
Como já dito anteriormente é um ato realizado no final dos cultos tendo como principal simbolismo o poder e a presença da Trindade na vida de cada cristão.
A Origem Bíblica da Bênção Apostólica
A base bíblica para esta benção apostólica é encontrada II Coríntios 13:13, que declara:
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém.”
Benefícios da Bênção Apostólica
Como benefícios da bênção apostólica podemos destacar a conexão espiritual com cada membro da congregação.
Em segundo lugar temos a proteção divina através da Trindade, pois através desse ato relembramos o tripé Pai, Filho e Espírito Santo e como ela age na vida de cada cristão, guardando e protegendo.
Por último temos um aspecto fundamental como consequência da comunhão saudável, que é: a unidade da igreja.
Elementos da Bênção Apostólica
A Graça do Senhor Jesus Cristo
A graça nada mais é do que o favor imerecido dado através do sacrifício de Jesus, e ao escutarmos a bênção apostólica lembramos da graça em Cristo, refletindo sobre o quanto somos privilegiados de receber essa graça que não merecemos.
Comentário sobre a Graça na Bênção Apostólica
Muitos se esquecem que a graça de Jesus Cristo é um tesouro espiritual que transcende o conhecimento humano.
Este dom imerecido nos revela de maneira profunda a manifestação do amor de Deus para com cada ser humano.
O que eu quero dizer é que não se trata de um mero conceito, mas sim de uma força vital que impulsiona cada um em sua jornada de fé.
O Amor de Deus Pai
Agora vamos falar de outro elemento importante na bênção apostólica que é o Amor de Deus Pai.
Se trata de um grande manifesto através da misericórdia de Deus, abrindo a oportunidade para que cada pecador garanta sua salvação através do sacrifício de Jesus Cristo.
Comentário sobre o Amor de Deus Pai na Bênção Apostólica
O amor de Deus Pai nesta invocação poderosa é uma grande expressão do imensurável amor e compaixão de Deus pela humanidade.
O amor de Deus não é um amor humano, que é ilimitado ou muitas vezes está condicionado a algo, muito pelo contrário, o amor de Deus é incondicional e não olha para aparência, por isso ele está sempre pronto para perdoar e restaurar cada um..
Este amor tem um combustível espiritual que nos leva a viver uma transformação radical em nossa maneira de viver. E ao afirmarmos este amor como filhos de Deus, entendemos que somos dignos de um relacionamento íntimo com Deus.
A Comunhão do Espírito Santo
A comunhão do Espírito Santo traz paz e também unidade. Ele é o principal agente do céu para que uma igreja viva em unidade, cresça de maneira saudável e possa anunciar o evangelho.
Comentário sobre a Comunhão do Espírito Santo na Bênção Apostólica
A comunhão do Espírito Santo que está presente na bênção apostólica se trata de uma essência que faz um laço espiritual entre cada filho de Deus.
Este espírito que vive em cada um dos filhos de Deus traz consolação e ilumina o nosso caminho para que vivamos de maneira santa e agradável, conforme a vontade de Cristo.
Por isso que ao invocarmos o Espírito Santo nesta bênção final de muitos cultos, podemos ter a certeza de que ele irá nos guardar e continuar nos moldando e renovando para que a cada dia sejamos semelhantes a Jesus.
Em meio há tantas incertezas da vida, através da comunhão do Espírito Santo, podemos encontrar um grande conforto e direção para o que há de vir.
Pois através de um relacionamento íntimo com o Espírito Santo podemos entender sua missão, que é nos ensinar a orar e sermos cada dia mais parecidos com o nosso Pai.
Como a Bênção Apostólica é Ministrada
Cada igreja tem o seu costume, em muitas congregações a bênção apostólica é ministrada através da imposição de mãos em outras é ministrada somente através de uma oração final sem a imposição de mãos.
A Importância da Bênção no Antigo Testamento
A Bênção Sacerdotal
No Antigo Testamento existia a bênção sacerdotal que era dada por Arão e seus filhos.
Esta benção tinha um papel fundamental na vida daquele povo e era uma garantia de proteção.
Um detalhe que temos sobre a bênção sacerdotal é o fato de que o nome do Senhor sempre era recitado três vezes, sendo assim prefigurava a revelação da Trindade no Novo Testamento.
A Revelação da Bênção Apostólica no Novo Testamento
O Cumprimento da Profecia
O comprimento da profecia através da benção Apostólica se dá pelo fato de que ela revela a Trindade cumprindo assim a profecia de Joel.
A Consolidação da Graça, Amor e Comunhão
Cada um dos elementos da bênção apostólica nos remete a entender os favores do céu, como o amor, à comunhão e o aspecto da Trindade na vida de cada crente.
A Prática da Bênção Apostólica na Igreja Hoje
Ensinando a Congregação
Você deve ensinar de maneira clara e profunda sobre o significado da benção apostólica, assim a igreja irá valorizar este ato importante.
A Imposição de Mãos
Outro ponto que deve ser levado em conta é a questão da imposição de mãos, pois vemos claramente na palavra que através deste ato, são transmitidas benção e dons de Deus.
Alcançando Todas as Necessidades
A bênção apostólica vai de encontro às mais variadas necessidades da igreja,tanto questões profissionais, como pessoais. Isso garante que todos possam receber esta bênção do alto.
Testemunhos de Impacto
Relatos de Fé e Transformação
Através deste ato, muitos filhos de Deus, acabam testemunhando curas, milagres, livramentos, pelo simples fato de receberem a bênção apostólica com fé.
Experiências de Comunhão
Através desta bênção muitos percebem um momento de comunhão precioso e genuíno, com apoio e encorajamento para a caminhada cristã.
Histórias de Renovação Espiritual
Há relatos também de renovo espiritual, onde muitos são restaurados e reavivados com a presença de Deus.
Conclusão
Enfim este foi nosso guia sobre a bênção apostólica, você o seu significado, importância e como podemos praticá-la nos cultos.
Que esse ato não seja banal, mas sim um momento de valorizarmos a comunhão, e conexão com Deus de forma temente e sincera.
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
0 Comentários