Hoje vamos ver este incrível esboço de pregação sobre Gideão. Podemos encontrar na palavra de Deus grandes personagens, e uma característica que todos eles tem em comum, é a sua coragem. Por isso mergulhe comigo e conheça um pouco mais deste homem corajoso e marcante na bíblia chamado Gideão.
Pregação sobre Gideão
Nesse esboço de pregação sobre Gideão, vamos aprender grandes características sobre esse personagem bíblico.
Gideão é um personagem que aparece no livro de Juízes, e também é mencionado no livro de Hebreus. Embora a bíblia nunca mencione especificamente Gideão como um juiz, há poucas dúvidas de que ele era visto como tal pelo povo da tribo de Manassés.
Os agricultores locais da tribo de Gideão eram constantemente assediados por assaltantes midianitas nômades, que entravam em suas propriedades, destruíam tudo, saqueavam suas plantações e desapareciam na selva, do outro lado da atual Jordânia.
Gideão e os 300 soldados
A bíblia é um livro que contém drama, romance, comédia, suspense, aventura, entre outras coisas. E, o mais importante, é a palavra de Deus. Muitos filmes e mitologias se inspiraram na bíblia sagrada.
O filme 300, é um filme que relata a história dos 300 guerreiros de Esparta, mas ao mesmo tempo, também podemos lembrar da história dos 300 valentes de Gideão. Gideão e os trezentos é uma das histórias que mais nos edificam.
Em Juízes 7, é mostrado a história de Gideão e os trezentos. Deus pede para Gideão separar um exército, mas não qualquer exército, precisaria ser homens valentes, guerreiros, homens que não se prostravam diante de qualquer situação.
Assim como Moisés, Abraão, Davi, entre outros, Deus seleciona homens humildes e valentes. Homens que não retrocediam quando Deus pedia algo. Saiba Mais sobre a História de Gideão.
Esboço de pregação sobre Gideão
Deus não conta com as estratégias humanas
E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
Juízes 7.2
Deus sempre vai na contramão da lógica humana. Aos olhos naturais, o exército deveria ser composto de um número enorme de pessoas, mas Deus não contava com número, ele cotava com guerreiros de verdade.
Isso nos mostra que Deus usa aqueles que estão com um coração alinhado com o Seu. Ele pode fazer o impossível com 300 homens, aquilo que um exército natural faria com 3000.
Medrosos não fazem parte do plano de Deus
Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
Juízes 7.3
Deus selecionou Gideão para liderar um exército de valentes, homens fortes, pessoas que não temiam os homens. A obra de Deus será realizada não com os melhores ou mais capacitados, mas com aqueles que não tem medo, a palavra de Deus fala para não temermos e nos esforçarmos (Josué 1.6).
O medo não pode paralisar os guerreiros, o medo é uma arma das trevas para a obra de Deus não avançar.
Provados e aprovados
E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.
Juízes 7.4
A provação faz parte da caminhada cristã. Todo aquele que foi chamado por Deus será provado em algum momento da sua vida. Jesus foi provado e tentado no deserto, Paulo foi provado em suas viagens missionárias, Gideão foi provado ao selecionar os 300 valentes.
A provação capacita o cristão para viver o que Deus deseja. Ela forja o caráter, eliminando qualquer vestígio de meninice ou desaprovação diante de Deus. Depois da provação, vem a aprovação de Deus.
Conclusão do Esboço sobre Gideão
Neste sermão sobre Gideão chegamos a conclusão que ele foi mais um dos homens que fizeram parte dos Heróis da fé, que estão em Hebreus 11. Gideão e os trezentos foram usados para mostrar que Deus é quem cuida, livra e faz milagres no meio do seu povo.
Milagres foram mostrados, livramentos aconteceram, vitórias foram vistas pelo povo. Gideão é um dos homens improváveis chamados por Deus, mas que se colocou diante da boa, perfeita e agradável vontade do Senhor.
Nesse esboço conseguimos entender como Deus separa e prepara os seus escolhidos: Ele conta com corações humildes e submissos à sua palavra. Aqueles que não duvidam do que somente Deus pode fazer: o impossível.
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
0 Comentários