Pregação sobre Jeremias
Nesse esboço de pregação sobre Jeremias, veremos que ele foi um dos profetas mais importantes do Antigo Testamento. O livro de Jeremias está na lista dos chamados “profetas maiores”, que são os livros de profetas mais extensos do antigo testamento. O termo maior é referente ao tamanho do livro e não da importância do profeta.
Jeremias ao pregar a palavra de Deus, profetizou em Judá aproximadamente no período de 626 a 587 a.C., da época do rei Osias até a queda de Judá nas mãos dos babilônios. A situação política durante grande parte da vida de Jeremias foi turbulenta, estando a Assíria, a Babilônia e o Egito envolvidos em guerras sangrentas em busca de domínio no Oriente Médio.
Os textos bíblicos ao longo do livro de Jeremias provam que foi ele o autor. Este é o primeiro livro da bíblia que os críticos não contestaram quanto à autoria.
Esboço de Pregação sobre Jeremias – O chamado do profeta de Deus
Veja agora um esboço de pregação sobre Jeremias.
O chamado: Deus tem um propósito para os seus filhos
Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1.4-5
Deus conhece os seus filhos antes deles nascerem. O profeta já tinha sido escolhido por Deus no ventre de sua mãe. O propósito de Deus começa antes do nascimento, isso já mostra que Deus é o Deus que cuida dos seus filhos.
Não há ninguém na face da terra que não tenha sido escolhido por Deus para estar no mundo. No Reino de Deus não há acaso, há propósito.
A recusa do profeta
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Jeremias 1.6
O profeta apresenta uma objeção à Deus: ele diz que não sabe falar porque era um menino. Talvez ele fosse muito jovem mesmo, ou talvez, poderia ter a boca pesada (gagueira) assim como Moisés.
Isso nos mostra que mesmo sendo chamado por Deus, Jeremias apresentou uma desculpa. Mas Deus não deseja desculpas, ele deseja o Eis-me aqui. Quando Deus chama alguém, Ele deseja obediência e não desculpas.
➝Leia Também: Sansão e seu chamado
O Convencimento de Deus
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Jeremias 1.7
Deus fala para o profeta que ele não deveria dizer o que ele achava. Muitas vezes nós colocamos muitas limitações para fazer a obra de Deus, mas Deus não deseja os perfeitos, Ele chama os dispostos. Aqueles que Ele escolheu.
Deus quando chama alguém, Ele mesmo o capacita. Assim foi com Moisés, Gideão, Davi, Paulo, entre outros. Deus pode fazer o impossível mesmo com os improváveis.
O encorajamento vem do alto
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Jeremias 1.8-9
Alguns estudos apontam que existem 365 vezes o dizer “Não temas” na bíblia. Isso mostra um encorajamento diário vindo dos céus. Deus é Aquele que chama, capacita e encoraja para as batalhas e para o seu propósito.
Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, mas precisaríamos ter bom ânimo. O profeta se recusou, mas ainda assim, Deus insistiu e convenceu aquele homem de viver a sua vontade na terra.
Assim foi também com o Guerreiro Gideão, que se sentiu incapaz no princípio, mas confiou em Deus e foi um grande Líder!! Libertando Israel dos Midianitas.
Quando Deus te chama, Ele está contigo. As lutas podem aparecer, tribulações podem surgir, mas Ele está contigo em todo tempo. Não devemos temer aos homens, as más notícias, as circunstâncias. Deus é o Senhor da batalha.
Conclusão da pregação sobre Jeremias
Nesse estudo sobre Jeremias, entendemos que ele foi um profeta escolhido por Deus para ser a voz profética para Israel. O livro de Jeremias mostra que ele foi usado por Deus para falar ao povo, para apontar que eles estavam errados e mostrar o caminho do Eterno.
Jeremias foi usado contra o pecado e a apostasia. Ele foi boca de Deus para mostrar o plano de Deus para Israel.
Muitas vezes suas mensagens falavam sobre o cativeiro da Babilônia, à volta de Israel após 70 anos, a outra dispersão por todo o mundo e o reinado do Messias sobre Israel para sempre.
Jeremias foi um profeta destemido. Ele nos mostra que devemos ser a boca de Deus por onde quer que andemos. Não devemos nos amedrontar, pois foi Deus que nos escolheu para a sua grande obra.
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
0 Comentários