Veremos com detalhe neste artigo Daniel 2 estudo e também um esboço de pregação, para você propagar esta mensagem. Então vamos lá!
Daniel 2 Estudo e Esboço de Pregação
Nabucodonosor o rei de Babilônia teve um sonho muito interessante, mas ninguém conseguia explicá-lo. Porém Deus deu toda a Interpretação para o profeta Daniel.
Mas esse sonho tem algum significado para nós como cristãos?
Daniel 2 Estudo – O sonho de Nabucodonosor
Daniel 2 estudo. Além de jovem e judeu também era muito inteligente, sendo sua morada na cidade de Jerusalém no final dos anos 600 a. C. Nessa época o império caldeu (popularmente conhecido como império babilônico, devido a sua capital Babilônia) estava ascendendo ao poder sob o rei Nabucodonosor.
O exército babilônico invadiu Judá em algum momento entre 607 e 605 a.C. (veja o artigo sobre Daniel 9 para mais explicações sobre essas datas) e muitos judeus, incluindo filhos de famílias judias importantes, foram levados para a Babilônia como prisioneiros. Por certo entre eles estavam Daniel e seus três amigos, Hananias, Misael e Azarias (Daniel 1: 1-6).
A habilidade natural de Daniel e a ajuda de Deus logo o levaram a uma nomeação no governo da Babilônia. De fato o Deus de Israel, a quem Daniel permaneceu fiel, deu a Daniel a capacidade de interpretar sonhos e também apresentou a Daniel várias visões (e seus significados).
Como veremos em breve, esses sonhos e visões foram profecias de grandes impérios que existiriam daquela época em diante até a segunda vinda de Jesus Cristo à Terra!
O sonho estranho de Nabucodonosor
Logo depois que Daniel entrou no serviço civil do rei Nabucodonosor, o rei teve sonhos enigmáticos que o despertaram de seu sono (Daniel 2: 1). Contudo pelo menos um deles era tão perturbador que o rei chamou seus conselheiros para lhe contar seu sonho e interpretá-lo. Sem dúvida se não o fizessem, o rei disse-lhes que seriam mortos (versículos 2-5).
Os sábios do rei – seus mágicos, astrólogos e feiticeiros – simplesmente não tinham ideia do sonho ou de seu significado. Eles disseram ao rei: “É uma coisa difícil o que o rei pede, e ninguém há que pode dizer isso ao rei, exceto os deuses, cuja morada não é com a carne” (versículo 11). Furioso, o rei deu a ordem de começar a matar seus sábios – incluindo Daniel e seus três amigos, conhecidos pelos nomes babilônios Sadraque, Mesaque e Abed-Nego.
Quando Daniel soube do decreto do rei para matar seus conselheiros, Daniel pediu uma oportunidade para contar ao rei seu sonho e sua interpretação. Portanto o pedido de Daniel foi atendido; e antes de encontrar o rei, Daniel compartilhou a notícia com seus três amigos. Todavia todos eles imploraram a Deus por Sua ajuda e sua libertação do que parecia ser a morte certa. Deus então revelou o sonho do rei e seu significado em uma visão a Daniel (versículo 19).
O significado do sonho
Comparecendo perante o rei Nabucodonosor, Daniel disse ao rei que há um Deus no céu que revela segredos, e que Ele revelou a Daniel não apenas o sonho, mas sua interpretação (versículo 28).
Daniel então explicou que o rei vira uma imagem impressionante diante dele. Em resumo esta imagem maciça tinha uma cabeça de ouro fino, peito e braços de prata, barriga e coxas de bronze, pernas de ferro e pés e dedos parcialmente de ferro e parcialmente de argila (versos 31-33).
Então, uma grande pedra de origem sobrenatural – uma “cortada sem mãos” (versículo 34) – acertou a imagem em seus pés de ferro e barro, com o que a imagem se quebrou em pedaços e se espalhou como palha! A pedra tornou-se uma enorme montanha que “encheu toda a terra” (versículo 35).
O que isso significa? A Bíblia se interpreta; e aqui Deus, por meio de Daniel, deu a explicação. Daniel disse ao rei Nabucodonosor que a imagem representava quatro grandes reinos que surgiriam em sucessão para dominar o mundo. Ele disse ao rei: “Vós sois esta cabeça de ouro” – o que significa que o Império Babilônico foi o primeiro desses quatro grandes impérios (versículo 38).
“Mas depois de você se levantar outro reino inferior ao seu; depois outro, um terceiro reino de bronze, que reinará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro … [e] se quebrará em pedaços e esmagará todos os outros ”(versos 39-40). Por conseguinte o último reino seria “dividido” (versículo 41), que é representado pelas duas pernas. Isto é, este império, que foi previsto ser “forte como o ferro”, conquistaria tudo antes dele.
Eventualmente, prevê-se que este império seja representado por 10 reinos concorrentes (os 10 dedos dos pés), que durarão apenas por um curto período de tempo (o ferro e a argila não formam um vínculo forte). Naquela época, Cristo retornará para esmagar este império, junto com todas as outras nações que lutam contra Ele, e estabelecer o Reino de Deus, que nunca será destruído (Zacarias 14: 2-3; Apocalipse 11:15).
A pedra que despedaça a imagem em pequenos pedaços é o futuro Reino de Deus, sobre o qual Jesus Cristo será o Rei (Apocalipse 11:15; 17:14). No entanto é interessante notar que Jesus se referiu a si mesmo como uma pedra que havia sido “rejeitada” pelos homens, tornando-se “a principal pedra angular” (Mateus 21:42). No contexto do Reino de Deus (versículo 43), Jesus acrescentou: “E todo aquele que cair sobre esta pedra será quebrado; mas sobre quem cair, isso o reduzirá a pó ”(versículo 44). (Para um estudo mais aprofundado sobre este ponto, compare Marcos 12:10; Lucas 20:17; e Atos 4: 10-11).
Depois que Daniel revelou o sonho e seu significado ao rei Nabucodonosor, o monarca prostrou-se diante de Daniel e o nomeou administrador-chefe de todos os sábios da Babilônia.
Confirmação e mais detalhes
Embora o sonho que Deus deu ao rei Nabucodonosor falasse de quatro grandes reinos, os nomes – exceto o fato de que o Império Babilônico foi o primeiro deles – não foram dados. Ao passo que os próximos dois desses reinos seriam revelados em uma visão que Deus mais tarde deu a Daniel, que está registrada para nós no capítulo 7 de Daniel.
Aqui Daniel descreve um sonho e uma visão (Daniel 7: 1) que predisse que quatro reinos sucessivos apareceriam, ocupando a história desde o Império Babilônico até o tempo do fim!
Em seu sonho, Daniel viu quatro grandes bestas (versículo 3). O primeiro era como um leão; o segundo, como um urso; e o terceiro, como um leopardo. O quarto era terrível, terrível e incrivelmente forte, com enormes dentes de ferro. Esta besta devorou ??e pisoteou tudo diante dela e tinha 10 chifres em sua cabeça (versos 4-7).
Depois de pedir compreensão, foi dito a Daniel: “Aqueles grandes animais, que são quatro, são quatro reis [ou reinos] que se erguem da terra. … O quarto animal… será diferente… e devorará toda a terra, pisoteá-la-á e quebrá-la-á em pedaços ”(Daniel 7:17, 23, ênfase adicionada).
Esta profecia confirma o sonho de Nabucodonosor em Daniel 2 de que haveria quatro grandes reinos terrestres. O próximo capítulo revela os nomes dos próximos dois reinos: O segundo reino (besta) seria “os reis da Média e da Pérsia” e o terceiro reino (besta) seria “o reino da Grécia” (Daniel 8: 20-21 )
Quanto ao quarto reino, Daniel 7 revela que ele teria “dez chifres” representando “dez reis” (Daniel 7:24). Os chifres representam 10 ressurgimentos ou reavivamentos deste reino. Até agora, houve nove aparições do Império Romano. Um ainda está por vir. Para obter mais detalhes sobre essa profecia, leia o artigo “Daniel 7: Quatro Bestas e um Pequeno Chifre”.
Daniel 2 Estudo – As profecias foram corretas?
Os eventos que Deus predisse por meio do sonho de Nabucodonosor (Daniel 2) e depois na visão de Daniel (Daniel 7) aconteceram? Na verdade, eles têm até agora.
Claramente, o Império Babilônico existiu, assim como os próximos dois impérios identificados na visão de Daniel. Decerto a história revela que o Império Babilônico governou de 625 a 539 a.C. E, conforme predito por Deus por meio de Daniel, o próximo grande reino foi o Império Medo-Persa. De acordo com a história, esse império começou em 538 a.C. e durou até 330 a.C., quando foi dominado pelo Império Greco-macedônio, liderado por Alexandre o Grande. Este império conquistou todo o Império Persa em questão de três anos (333-330 a.C.) com velocidade, astúcia e furtividade como um leopardo.
Pouco tempo depois, Alexandre morreu e seu império foi dividido entre seus quatro generais (Daniel 8: 8; 11: 4).
Finalmente, o quarto reino, que a história mostra ter sido o Império Romano (31 a.C. a 476 d.C.), absorveu essas divisões uma após a outra. O Império Romano – o reino de ferro – foi a maior máquina de fazer guerra que o mundo já conheceu! Conforme previsto por Daniel, foi incrivelmente forte, astuto e cruel. Ele conquistou implacavelmente todos os reinos que o precederam.
Se seguirmos a história de perto, veremos que essas profecias estão se cumprindo em todos os detalhes. Como Daniel poderia saber, desde aproximadamente 600 a.C., como esses quatro grandes reinos se desenvolveriam no futuro? De fato, a menos que essa profecia tenha sido inspirada por Deus! Também simbolizado pelas duas pernas da imagem de Nabucodonosor, o Império Romano se dividiu em duas divisões após 330 d.C. e a divisão oriental, em Constantinopla. As profecias que Deus revelou sobre grandes impérios por meio do sonho de Nabucodonosor e da visão de Daniel estão acontecendo conforme indicado.
Daniel 2 Estudo – Uma emergência final do quarto reino
Ao longo dos anos, houve várias emergências do Império Romano. Daniel 2:41 fala de dez dedos que representam um reavivamento final deste grande reino.
Os dez dedos do pé representam “dez reis que ainda não receberam nenhum reino, mas recebem autoridade por uma hora como reis com a besta” (Apocalipse 17:12). Esses reinos duram pouco tempo, até o momento em que a Pedra (Cristo) esmaga a imagem e o Reino de Deus é instituído e entregue aos santos.
Observe que o reino representado pelos dez dedos do pé ainda está no futuro: uma união de dez reinos que entregará seu poder à besta do livro do Apocalipse por pouco tempo antes de se desintegrar, porque o ferro não se liga bem ao barro. Hoje, parece que esse renascimento final do Império Romano surgirá das nações atualmente na União Européia.
O reino de deus – Daniel 2 Estudo
A profecia dada em Daniel 2 e confirmada em Daniel 7 é impressionante em sua exatidão. Se seguirmos a história de perto, veremos que essas profecias estão se cumprindo em todos os detalhes. Como Daniel poderia saber, desde aproximadamente 600 a.C., como esses quatro grandes reinos se desenvolveriam no futuro? De fato, a menos que essa profecia tenha sido inspirada por Deus!
Considerando uma extensão ainda mais ampla da história humana, notamos que Deus prometeu a Israel do Antigo Testamento que faria deles uma nação poderosa – que Ele colocaria “acima de todas as nações da terra” – desde que O obedecessem (Deuteronômio 28 : 1, veja também Gênesis 26: 4; 48: 4). No entanto, se essas pessoas não O obedecessem, Deus disse que eles seriam levados ao cativeiro (Deuteronômio 28:15, 41).
Vez após vez, Israel e Judá (depois que a nação se dividiu em dois reinos) ignoraram e desobedeceram a Deus. Primeiro, o reino do norte de Israel foi conquistado pelos assírios. Então Judá caiu para Nabucodonosor e seu exército e muitos de seus cidadãos foram levados para a Babilônia.
Conclusão de Daniel 2 estudo e esboço de pregação
A conclusão que chegamos neste estudo de Daniel 2 é que as profecias que Deus revelou ao rei Nabucodonosor e Daniel sobre os principais reinos deste mundo têm ocorrido exatamente como Deus predisse. Afinal essas profecias também predizem a vinda do Reino de Deus. E Você fará parte disso?
Daniel 2 estudo e pregação espero que tenho gostado comente abaixo o que achou!!!
Veja Também ⇓⇓
- – Aprenda Pregar de Forma Diferenciada Com Pr Wallace Melo (Clique aqui)
- – Revelado técnica exclusiva para interpretar a Bíblia (Clique Aqui)
Leia Também:
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
0 Comentários