Provavelmente você já ouviu pregações sobre Daniel na cova dos leões. Essa é uma linda história que fala de um Deus poderoso e misericordioso.

Esboço de Pregação sobre Daniel

A bíblia apresenta Daniel como um judeu exilado na Babilônia durante o reinado de Nabucodonosor II (início do século 6 a.C). No entanto, há forte evidência de que boa parte do livro atribuído a ele foi escrita no século 2 a.C.

Daniel recebeu o nome de Beltessazar, isso era um costume da época. Nós percebemos que, mesmo Daniel tendo o seu nome mudado, ele não mudou em sua essência. Ele permaneceu fiel a Deus. Nesse esboço de pregação sobre Daniel, vamos entender como a fidelidade é uma marca que Deus deseja dos seus filhos.

Veja Também: Pregação completa sobre Ana

Daniel na cova dos leões

Veja agora algumas características deste homem de Deus.

Daniel era um homem irrepreensível

Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus. Daniel 6:4,5

 Os príncipes da época queriam culpar Daniel, mas eles não conseguiam achar nada que o desabonasse, ele era um homem íntegro e reto diante de Deus e dos homens.

Daniel não negociava os seus princípios

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
Daniel 6:10,11

Os homens que queriam prejudicar Daniel, criaram um documento diabólico: aquele que fosse visto orando e buscando outro Deus que não fosse o Rei Dario, seria lançado na cova dos leões.

Daniel não se importava se iria perder a sua vida, ele queria ganhar a vida de Deus. A vontade de Daniel em buscar a Deus e fazer a sua vontade era maior do que as ordens dos homens.

Daniel nos mostra que em tempos de ignorância espiritual, devemos obedecer a Deus e não aos homens. Não importa a punição, não importa o que acontecerá, não podemos negociar o Reino de Deus.

Daniel foi para a cova, mas sem perder a fé

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.

E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel. Daniel 6:16,17

pregação sobre daniel

Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram lançados na fornalha, Daniel foi lançado na cova. Aqueles que obedecem a Deus estão propensos a passar por dificuldades. Jesus falou que passaríamos por tribulações, mas precisaríamos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.

O milagre de Deus prevaleceu sobre a vida de Daniel

Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre!

O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.

Daniel 6:21,22

 A boca do leão foi fechada, Deus agiu poderosamente mostrando aos ímpios que os propósitos Dele prevalecem.

Na cova dos leões o que restou para Daniel foi confiar plenamente na soberania do Senhor. Quando passamos por covas, nós devemos reconhecer que Deus é poderoso para nos livrar, para nos guiar e fazer o milagre. Creia nesse Deus que fecha a boca do leão.

Deus abriu o mar, parou o sol, fez maná cair do céu, livrou homens da fornalha, livrou Daniel da Cova. Ele é Aquele que faz o impossível em momentos inesperados.

Daniel tinha Compromisso com a Oração e Comunhão com Deus

Hoje muitos são rasos em oração, mas com Daniel era diferente ele levava a sério estar com Deus, orando 3 vezes ao dia, ou seja, estava sempre vigilante, sempre orando, e por isso Deus era com ele.

Veja Também ⇓⇓

Tags:

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *