Hoje nós iremos ver um super esboço de pregação sobre o Salmo 91, esse é um dos textos mais famosos da palavra e muitos irmãos citam este salmo todos os dias, que é popularmente conhecido como um salmo de proteção divina.
Se trata de uma promessa muito poderosa que não podemos deixar para trás, devemos nos lembrar dela todos os dias, principalmente quando estivermos passando por momentos difíceis e sombrios.
A Relevância do Salmo 91 para os Cristãos
O Salmo 91 é realmente relevante para cada um de nós, pois ele aborda temas importantes em nossa caminhada cristã, e um deles como já citado é a proteção divina. Este poderoso salmo nos lembra que nos momentos mais sombrios e difíceis de nossa vida, podemos encontrar proteção sob o Senhor Altíssimo.
Por isso é importante cada pregador saber de cor este Salmo, e quando for preciso pregá-lo para encorajar a congregação e conscientizar a cada um sobre a proteção do alto.
O Contexto Histórico do Salmo 91
Vamos agora entender o contexto desse histórico Salmo 91. Muitos acreditam que este Salmo foi escrito por Moisés durante o tempo em que ele conduziu os israelitas pelo deserto.
Levando isso em conta podemos entender as inúmeras ameaças em um contexto de provação que o povo passou, e como isso levou o povo a refletir sobre a necessidade de confiar na proteção de Deus.
Versículo 1 – O Abrigo Secreto do Altíssimo
“O que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”
Este versículo Inicial é a chave que define todo o tom deste Salmo, pois ele destaca de maneira prática a importância de buscar refúgio e descanso em Deus.
Sendo que “Habitar” nos leva a entender que precisamos permanecer de maneira contínua, ou seja, devemos buscar constantemente a presença de Deus, não apenas em tempos de caos, mas sim todos os dias.
É neste abrigo debaixo da poderosa proteção de Deus que encontraremos um profundo descanso e paz em nossa jornada.
Versículo 2 – A Confiança em Deus
“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”
Agora vamos falar sobre a confiança em Deus. Este salmo nos leva a reconhecer o quão importante é confiarmos em Deus, pois ele é a nossa fortaleza, sempre irá nos proteger desde que sejamos dependentes a Ele.
Ele nos convida todos os dias a confiarmos e para que isso possa ser demonstrado temos que entender claramente o seu amor e o quanto Ele é poderoso para nos proteger.
Versículos 3-4 – A Proteção Contra o Mal
“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade será o teu escudo e broquel.”
Este versículo é usado muitas vezes de forma banal, e não é recitado com fé, por isso você deve falar de todo o coração, reconhecendo que realmente Deus pode te proteger do mal.
Quando isso for feito, você falará com fé e confiança, sem demonstrar medo nenhum, pois o medo neutraliza a fé.
Versículos 5-6 – A Superação do Medo
“Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.”
Para superarmos o medo temos que meditar na palavra até que ela se fixe em nossa mente fazendo isso não haverá espaço para dúvida e assim a confiança irá dissipar todo o medo.
E a mensagem deixa bem claro que tanto de dia, como de noite, Deus nos dá proteção contra todos os perigos, tanto os visíveis quanto aqueles que não vemos.
Versículos 7-8 – A Proteção Divina em Meio ao Perigo
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.”
Muitos acabam recitando esse versículo em um momento de profundo perigo, porém devemos entender que como filhos de Deus não somos privilegiados no sentido de que temos total proteção quando erramos.
Não, não é assim, pois não devemos tentar a Deus, devemos ser cuidadosos com nossas amizades, devemos ser cuidadosos por onde andamos. E assim a proteção de Deus irá nos alcançar
Versículos 9-10 – A Condição da Proteção
“Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”
Aqui está o ponto que muitos esquecem, pois para que tenhamos a total proteção de Deus devemos viver numa comunhão constante com ele.
Nós somos os ramos da videira e para que estejamos ligados a esta videira que é Cristo, devemos estar em constante oração e busca. E assim usufruirmos desta proteção.
Versículos 11-12 – O Serviço dos Anjos
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.”
Deus tem muitos anjos à nossa disposição, eles estão aqui para nos ajudar e também para nos proteger. Este versículo nos demonstra que existem anjos que são vigilantes, que estão prontos para intervir e nos livrar de todo o mal.
Versículos 13-14 – A Vitória Sobre os Inimigos
“Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porque tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.”
Aqui nós vemos que existe o inimigo Leão e a Cobra, mas para todos que conhecem a Deus e o amam guardando os seus mandamentos, poderão vencê-los.
O Leão e a Cobra são símbolos tanto de inimigos terrenos quanto de inimigos espirituais, mas com Deus temos a total garantia de vitória nesta batalha.
Versículos 15-16 – A Promessa de Resposta e Salvação
“Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”
Devemos invocar a Deus e ele promete nos ouvir e responder. Esses são os versículos finais que reafirmam que Deus tem um compromisso com a nossa salvação.
Ele não apenas irá nos livrar das angústias mas também irá nos glorificar concedendo a vida eterna.
Conclusão do Esboço de Pregação sobre o Salmo 91
Chegamos ao fim do nosso esboço de pregação sobre o Salmo 91, neste esboço vimos um poderoso testemunho da grande proteção de Deus sobres as nossas vidas.
Fortaleça os irmãos com este poderoso salmo. E não esqueça de lembrar a cada um que para a proteção de Deus nos alcançar devemos buscá-lo e também sermos comprometidos com a sua vontade.
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
0 Comentários