Neste estudo e pregação sobre Naamã. Podemos ver que ele foi nada menos que o comandante das tropas de Ben-Hadade, que era o rei da Síria. Então venha comigo e medite nesta linda história e esboço!!
Quem foi Naamã na bíblia?
A história de Naamã é descrita no livro de 2 Reis 5:1-27. Ele era altamente respeitado, porém teve um horrível doença chamada lepra.
Sabendo da existência do profeta Eliseu. Naamã foi ao seu encontro, porém ele se decepcionou, pois Eliseu (Sucessor de Elias) apenas lhe enviou um recado.
Mas Naamã tinha algo tão ruim quanto a lepra em seu corpo.
O orgulho de Naamã era pior que sua lepra
Muitas vezes desejamos conquistar uma série de sonhos, objetivos, aspirações. Desejamos conquistar também a saúde física, mental, emocional. Desejamos ter relacionamentos saudáveis. Famílias saudáveis. No entanto, resistimos aos ordenamentos da parte do Senhor.
Muitas vezes, por não ver sentido na ordem que nos foi dada, deixamos de cumpri-la, quando na verdade, o Senhor Deus, todo poderoso, estava testando a nossa fé. Nossa disposição em fazer conforme o ordenado. Nossa atitude de obediência. Nosso comprometimento com os mandamentos do Senhor.
Qual é o mandamento que o Senhor te ordenou para melhorar a sua vida, que você tem se esquivado?
Quando o profeta Eliseu deixou de sair para orar por Naamã, e apenas lhe enviou um recado de que se quisesse ser curado deveria se banhar no Rio Jordão, fez suscitar um mal que acompanhava o comandante do exército da Síria há muito tempo. Um mal que era superior até mesmo a própria lepra que carcomia seu corpo.
Naamã que estava apenas a um passo de ter a transformação de sua vida, que tanto desejava, começou a resmungar sem parar, apenas por ter que tomar a atitude que o profeta lhe ordenara.
Pare de resmungar e obedeça – (Pregação sobre Naamã)
Naamã estava a caminho da sua vitória, mas reclamava sem parar durante a viagem pelo que, para ele, se traduzia como uma falta de consideração do profeta e de ter que se banhar no rio para ser curado.
Muitas vezes em nossas vidas, o Senhor nos dá um ordenamento, um caminho que nos levará a vitória. Mas questionamos, reclamamos, resmungamos tal qual Naamã, que reclamava pelo fato de Elizeu não ter orado por ele.
No entanto, apesar das reclamações de Naamã, todos estavam envolvidos com sua cura, que só aconteceu com a participação da serviçal, da esposa e do próprio rei.
Desta forma, estava tudo arranjado para que Naamã fosse curado daquela lepra e tudo que ele precisava fazer era obedecer e se submeter ao procedimento que lhe foi ordenado, qual seja, tomar banho no rio Jordão para que fosse, tão somente, curado.
Ainda assim, apesar da participação de todos, da disposição de todos em ajudar Naamã. Ele estava quase irredutível em se banhar no Rio Jordão, por uma questão de orgulho.
O orgulho de Naamã poderia ter lhe mantido leproso para o resto da vida
Tudo que Naamã precisava fazer era obedecer e se submeter ao procedimento para que fosse curado. Mas diante da resistência de Naamã, que estava prestes a perder a benção por causa do seu orgulho. Quem estava à sua volta passou a lhe aconselhar, de forma pacífica e afetuosa, o que o fez mudar de idéia quando a banhar-se no Rio Jordão.
É interessante observar que o orgulho fez com que Naamã se esquecesse da grande benção que ele precisava. O orgulho lhe fez esquecer da sua doença e da cura que estava por vir.
Apesar da nossa desobediência, Deus coloca pessoas abençoadas em nosso caminho
Naamã estava resistente quanto a se banhar no Rio Jordão. E essa era a única coisa que cabia a ele, e tão somente a ele, executar em favor da sua cura.
Ainda assim, Naamã resistia.
Apesar disso, Deus em sua infinita misericórdia, bondade e amor, permitiu que pessoas próximas a Naamã o aconselhasse, o orientasse, o apoiasse naquele momento de dúvida, causada pelo seu orgulho.
Imagina o que teria acontecido se Naamã não tivesse ouvido os conselhos das pessoas enviadas por Deus, que estavam ali em favor de sua cura? Ele provavelmente continuaria ignorando o fato de que precisava de uma grande bênção que:
- melhoraria sua autoestima,
- lhe traria alívio,
- melhoraria seu relacionamento conjugal,
- aumentaria seu tempo de vida na terra.
O orgulho é capaz de tirar de nós a capacidade de nos enxergarmos como nós somos, a nossa condição humana, frágil e pecaminosa, a nossa necessidade de cura, enquanto nos prende em nós mesmos e nos mantém doentes no corpo, nas emoções, nas relações familiares, e na alma.
Isso porque o orgulho nos leva a questionar o que não está da maneira como nos agrada, e é neste momento, quando paramos de obedecer para reclamar e resmungar que perdemos a bênção.
No caso de Naamã, para que a cura viesse sobre sua vida, era necessário se despir. Retirar de si mesmo tudo aquilo que pudesse disfarçar sua condição. Todos deveriam vê-lo exatamente como é para que então a cura viesse sobre sua vida.
E você, meu irmão?
- Até quando vai deixar o orgulho impedir sua cura?
- Até quando você deixará de tomar a atitude, a única atitude que Deus espera que você tome para que a cura venha sobre sua vida?
É preciso confiar nas promessas de Deus e também obedecer
Nesta pregação sobre Naamã podemos perceber que, nos render aos procedimentos que Deus estabelece, é sempre a melhor opção para a cura e restauração.
Deus nos manda amar até mesmo nosso inimigo. Deus nos manda perdoar 70×7. São mandamentos a partir dos quais a cura vem em nossa vida, na vida da nossa família, no nosso relacionamento conjugal.
O perdão, ao contrário do que pode parecer do que o mundo pensa, que trata-se de fraqueza, é fundamental para que a cura venha sobre nossas emoções. Do contrário, continuaremos leprosos no mais profundo da nossa alma.
Quando pensamos que fomos fracos, aí é que somos fortes. Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza. E é neste momento que a cura vem sobre nossa vida, tal qual veio sobre a vida de Naamã.
Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?
Com Um Sermão para Cada dia do Ano?
Sobre o Autor
3 Comentários
Amei
Amei o pregação
Deus seja louvado