Quem foi Ezequias na bíblia? Foi um rei que governou Jerusalém por vinte e nove anos. Quando assumiu o reino, possuía apenas vinte e cinco anos de idade.

Suas atitudes eram soberanas, e ele tinha a sua aprovação diante de Deus, assim como Davi, o seu predecessor, também já havia procedido. (2º Reis, 18.1-3).

No Reino de Judá Ezequias foi o décimo terceiro rei, sendo que o seu reinado começou aproximadamente no ano de 715 antes de cristo. Apenas seis bons reis governaram Judá, entre os 19 reis que passaram pelo trono.

Ezequias foi um dos bons reis que governou Judá, bem como Asa, Josafá, Joás, Jotão e Josias. De acordo com as escrituras sagradas Ezequias colocou toda a sua confiança em Deus. Sendo que não teve ninguém semelhante a ele, entre todos os reis de Judá, nem antes e nem depois.

Ezequias foi um rei que nunca se afastou de Deus, mesmo nos momentos turbulentos. Ele soube observar os Mandamentos do Senhor como foi escrito por Moisés. Por isso o Eterno sempre esteve junto dele, concedendo-lhe toda a prosperidade que precisava para governar. (2º Reis, 18,5-7).

Como foi o reinado de Ezequias?

quem foi ezequias

Nesta história sobre Ezequias podemos ver que logo no primeiro ano de mandato, ordenou que fosse aberta a porta da casa do Senhor, reformando-a e reconhecendo que o valor que ela possuía para toda a população. (2º Crônicas, 29.3).

Uma outra atitude de Ezequias foi restabelecer o culto para Deus. Sendo que este havia sido interrompido pelo seu próprio pai em mandato anterior. Foi também ele o responsável por tirar os altares idólatras das colinas, pondo abaixo as colunas sagradas e destruindo os postes de adoração pagã.

Ele também despedaçou a serpente de bronze que havia sido construída por Moisés, afinal entendeu que não havia necessidade de venerá-la queimando incenso, como faziam os israelitas até aquele tempo.

O objetivo pessoal de Ezequias era o de servir a Deus. Para isso derrotou os filisteus até onde era a terra de Gaza, devastou o território do inimigo, desde as torres de vigia até as cidades fortificadas. (2º Reis, 18.8).

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo. Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como.

Ezequias Rei de judá

O rei caiu em uma grande tristeza

Senaqueribe, rei da Assíria, através do seus mensageiros, desafiou Ezequias, e colocou à prova toda a sua confiança em Deus Todo Poderoso. Senaqueribe, disse que Ezequias não seria capaz de livrar o povo dele das suas mãos cruéis. (2º Reis, 19.10).

Ezequias, entrou então em uma profunda tristeza, rasgando as suas vestes e cobrindo-se de pano seco. Ao entrar na casa do Senhor disse: “Mas agora Eterno, nosso Deus, livra-nos de sua mão, te suplico, e que todos os reinos da terra saibam que só tu Senhor é Deus” (2º Reis 19.19). E Deus então lhe respondeu:

“A virgem, a filha de Sião, te despreza e zomba de ti, a filha de Jerusalém meneia a cabeça atrás de ti. A quem insultante, blasfemaste? Contra quem elevaste arrogantemente a voz e olhaste com desdém? Contra o Santo de Israel. Por meio dos teus mensageiros ofendestes o Senhor…” (2º Reis 19.21-23).

Deus então feriu o exército inimigo, através de um anjo enviado, e com isso livrou o povo de Judá. Após isso, Ezequias desfrutou de muitas riquezas, sendo em seu reinado também bloqueado o manancial superior da fonte de Giom canalizando a água para a parte oeste da cidade de Davi. (2º Crônicas, 32.27-29).

A enfermidade de Ezequias

quem foi ezequias na bíblia

Após passar por todas essas provações, Ezequias permaneceu confiante na vontade de Deus. Porém ficou bastante doente e acabou contraindo úlcera, chegando a ficar entre a vida e a morte. Isaías, ao visitá-lo, disse para ele deixar as coisas em ordem, pois não lhe restava muito tempo de vida.

Entretanto, o rei não iria desistir fácil, e orou à Deus pedindo para o Eterno lembrar quem ele era e tudo que havia realizado. Havia vivido honestamente, tendo mantido íntegro o seu coração vivendo somente para agradar a Deus, e fazendo o desejo do Todo Poderoso.

Após proferir essa prece do fundo do seu coração, Ezequias chorou. Foi então que Isaías retornou dizendo que havia recebido uma mensagem de Deus. E que Ezequias então seria curado, pois ele havia ouvido a oração e iria conceder esse milagre.

Foi concedido por Deus então mais 15 anos de vida para Ezequias. Um fato interessante é que Ezequias pediu um sinal de que Deus havia cumprido a sua promessa, pedindo assim, que a sombra do sol recuasse 10 graus, e assim foi feito. (2º Reis, 20.1-11).

Ezequias e a Babilônia

Após saber da sua enfermidade, o rei da Babilônia mandou um presente para Ezequias, juntamente com uma carta. Contente com essa atitude, Ezequias então mostrou todo o palácio e riqueza do seu reino para o rei da Babilônia.

Logo após isso, estando Ezequias junto com Isaías, esse último perguntou-lhe quem eram aqueles homens. E ao ouvir a resposta indagou a Ezequias o que este havia mostrado a eles, e ao ver que ele não havia ocultado nada disse à Ezequias:

“Ouça o que o Eterno tem a dizer: ‘Virá o dia em que tudo quanto pertence a você e tudo que seus antepassados deixaram como herança será levada para a Babilônia, não restará nada’. É o Eterno quem está dizendo. Ele não deveria ter aquela atitude. Pior ainda, alguns dos seus descendentes serão levados para servir de eunucos no palácio do rei da Babilônia”.

Ezequias disse então a Isaías que se era a vontade do Eterno que isso acontecesse, não deveria ser algo ruim. Mas no fundo ele pensava que isso não iria acontecer enquanto ele vivesse pois havia sido um rei fiel ao Pai. (2º Reis, 2,12-19).

Realmente, por ter se humilhado diante de Deus, a Ira Divina não recaiu sobre o seu reinado. Posteriormente vindo essa somente à frente na história de Judá. Então Ezequias repousou com seus antepassados e foi sepultado na colina onde estão os túmulos dos grandes reis, descendentes de Davi.

A lição que aprendemos com a história de Ezequias

A principal lição que aprendemos com história de Ezequias, é que jamais devemos abandonar a nossa fé, mesmo nos momentos mais difíceis, como uma doença, ou uma privação financeira.

Deus, sabendo tudo o que se passa dentro de nós, sabe exatamente do que precisamos, e o que precisamos passar para alcançar a vitória e a Vida Eterna.

Assim como Ezequias, devemos entregar a nossa vida nas mãos de Deus, fazendo sempre a Sua Vontade e nunca a nossa. Deixando que Deus conduza o nosso destino, e nos livre das doenças, dando-nos a verdadeira cura.

Jamais devemos nos desviar do caminho, abandonando a Igreja e a Fé. Igualmente assim como Ezequias persistir, pois a vitória já nos foi dada e nos será revelada no momento de Deus Pai Todo Poderoso.

Diga o que achou deste estudo abaixo!!


IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura, com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão. E não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *