Entender a diferença entre Sermão Textual, Sermão Expositivo e Sermão Temático é fundamental para que você consiga melhorar o seu Sermão, identificando-se e encontrando a sua verdadeira missão como pregador.

Entretanto é preciso entender que não existe pregação ou pregador sem o Espírito Santo. Ou seja, o Espírito Santo tem que falar através de você. Você precisa entender o que Deus quer que você transmita.

No momento do Sermão o Pastor é apenas um instrumento de Deus. Ele faz a Vontade de Deus e não a sua própria vontade. É Deus quem conduz as suas palavras, é Deus quem lhe inspira para que o conhecimento seja transmitido para os fiéis.

Descubra qual o melhor Sermão para você

Antes de falar mais especificamente sobre cada Sermão é fundamental entender qual tipo de Sermão mais combina com você. Qual deles te dará mais liberdade deixando Deus falar através de você.

Você deve se perguntar: “Qual o melhor jeito de eu transmitir a minha mensagem?”, e buscar dentro do seu coração a resposta que Deus já lhe preparou. E assim, seguir adiante confiante na Vontade Divina.

Então evite ficar preso somente aos conceitos. Busque entender cada um deles, compreendendo o seu formato. Mas, acima de tudo, compreenda o que e como Deus quer que você transmita a mensagem.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo. Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como.

Sermão temático

Sermão Expositivo

A ideia desse estudo é tratarmos os detalhes de um sermão expositivo, o que caracteriza um sermão expositivo e o que não pode faltar em um sermão expositivo.

Vamos começar com a definição de Robson Marinho, ele diz assim:

“No sermão expositivo todas as idéias saem do texto e do contexto da ideia central as divisões principais e todas as subdivisões originam se de uma passagem maior da bíblia, são interpretadas à luz do contexto, o qual fornece o tema e as aplicações do sermão”.

Então é isso que forma um sermão expositivo. E para você entender bem a diferença entre sermão textual e sermão temático continue lendo este artigo até o final.

Expositivo lembra expor. Sendo assim, sermão expositivo consiste na exposição do texto escolhido, riquezas, nuanças, particularidades, tesouros aparentemente escondidos, exposição exegética, riqueza da pesquisa hermenêutica, são quesitos que devem constituir os sermões expositivos.  “Exposição” é o oposto de “imposição”.

É isso que você tem que lembrar quando for construir um sermão expositivo.

Exposição é o oposto de imposição, então você vai trabalhar um texto bíblico que pode ser uma perícope e alguns versículos, pode ser um capítulo inteiro, um livro inteiro, com todo o seu contexto envolvido, a fim de você fazer com que aquele texto explique-se. Ou você tira as idéias daquele texto para dividi-las em algumas repartições.

Isso que é a ideia de um sermão expositivo.

Compreendido esse conceito do sermão expositivo, podemos dizer que ele deve atender a três etapas a fim de ser eficiente.

O texto deve ser lido

O sermão deve sair do texto, e para que isso aconteça, esse texto deve ser lido quantas vezes for necessário, uma boa exegese deve ser feita a fim de que as pérolas submersas sejam encontradas;

Alguns professores de homilética diziam que você deveria ler o texto do sermão expositivo pelo menos umas 50 vezes, talvez seja um exagero, mas é importante que você leia algumas vezes, porque quanto mais você ler o Espírito Santo vai te ajudar a entender aquele texto.

Essa é a regra da homilética, nós ensinamos técnicas para que o seu sermão seja eficiente e fácil de entender, novamente na mente das pessoas, mas nunca abandonamos a dependência do Espírito Santo, na homilética, dependência do Espírito Santo é primordial, é ele quem inspirou os autores bíblicos e é ele quem inspira o pregador para que este possa de certa forma levar os princípios bíblicos a congregação do seu templo.

O texto deve ser explicado

O pregador expositivo tem compromisso com o texto que leu. Ele não vai ficar viajando em toda a bíblia ,pois tem compromisso com o texto que escolheu para o sermão.

Então ele vai explicar o texto que ele leu. Claro que quando eu falo com o sermão expositivo, dizendo que pode ser em um livro inteiro da bíblia, eu não quero dizer com isso que se você for explicar por exemplo a epístola de efésios, você deverá ler a epístola inteira, e nem falar sobre o epístola inteira.

Então às vezes você vai tirar algumas idéias. É geralmente por isso que você fica numa perícope uma parte da bíblia e você vai explicar aquela parte, além do texto se lido e ser explicado, o texto deve ser aplicado.

O texto deve ser aplicado

Você deve fazer com que o texto antigo tenha relevância para o leitor contemporâneo. Se a aplicação não mostrar a relevância do texto ao ouvinte, a pregação expositiva não alcançou o objetivo.

Não basta as pessoas ouvirem como que Pedro resolveu os seus problemas. Elas precisam entender como que elas são semelhantes a Pedro, e tem os mesmos problemas que Pedro, Paulo, Tiago e tantos outros. E como que a mesma forma, com que o senhor os tratou pode tratar nos também.

Isso é aplicação. Trazer os desafios no tratamento de Deus ao povo do tempo bíblico ao nosso tempo.

Então como regra da ascendência da mensagem. Toda mensagem sempre terá uma introdução, em que você trabalha em um pano de fundo, um problema, uma ilustração, suspense etc..

No caso do sermão expositivo, é muito interessante quando você ler uma passagem, você começar a introduzir com aquele próprio texto. 

Veja abaixo um exemplo de sermão expositivo.

Sermão Textual

Sermão Temático

O Sermão temático é um pouco diferente do Sermão expositivo, embora ambos deverão ser sempre baseados em cima das Escrituras.

No Sermão Temático o pastor deverá ter um tema que será trabalhado, e em cima desse tema escolher um versículo que dará início à sua linha de raciocínio. Contudo, a ideia é trabalhar o tema e não ficar preso em cima do versículo.

Todavia, é preciso tomar bastante cuidado ao se trabalhar um Sermão Temático para que ele não se distancie da coerência bíblica. E por essa razão, é fundamental saber muito bem pegar os trechos corretos da Bíblia antes de ministrá-lo.

O Sermão Temático é um dos mais fáceis de serem pregados, e por isso é ideal para quem está começando a pregar a Palavra de Deus. Diferente do Sermão expositivo, ele não exige muitos argumentos em cima da passagem.

Um exemplo de tema sobre Sermão Temático é: O Verdadeiro Amor de Deus. Nele o pastor irá abordar os principais pontos sobre o amor de Deus, mostrando como a Sua bondade está presente cada dia da nossa vida.

Para isso poderá começar com O amor de Deus pela Humanidade (João 3.16), explanar sobre o tema, e depois escolher outros versículos como O amor de Deus é maior do que o amor de mãe (Isaías 49.15).

Note que no Sermão Expositivo primeiro você tem o texto bíblico, e é nele que você irá trabalhar, irá interpretar. No segundo Sermão, o temático, você tem o tema, e escolherá as passagens bíblicas para fundamentar o seu tema. É importante que você saiba identificar essa diferenciação.

Exemplo de Sermão Temático abaixo:

Sermão Temático

Leia Também: Como montar seu primeiro esboço de sermão

Sermão Textual

O Sermão Textual é bastante similar ao Sermão Expositivo, com algumas pequenas diferenças que caracterizam cada um deles.

No Sermão Expositivo o Pregador deverá expor de maneira mais profunda e ampla sobre um determinado trecho bíblico, e ir trazendo para o contexto atual, para o dia a dia das pessoas.

Já no Sermão Textual pode-se pegar outras passagens bíblicas, para ir incorporando ao Sermão, não precisando nesse caso, limitar-se somente a um trecho. E também não precisará ser muito longo os versículos, embora essa também não seja uma condição absoluta para o Sermão Expositivo.

Mas, em suma um Sermão Textual também deverá começar com a leitura de uma passagem bíblica, trazendo ela para o dia a dia dos fiéis, e depois discorrer sobre um determinado tema.

É importante tomar um certo cuidado para que não sejam escolhidos versículos fora de contexto, e com isso acabar perdendo a linha de raciocínio do Sermão.

Busque em Deus a sua inspiração

Conforme vimos, existem três maneiras distintas de se realizar um Sermão. É preciso, dessa maneira procurar encontrar qual delas mais se identifica com você. Qual Sermão te dará mais inspiração.

Entenda que o Sermão é a palavra de Deus sendo dita através de você. Por isso, é fundamentalmente importante se despir da vaidade. Entender que muito mais importante do que a forma como você está expondo é a palavra que está expondo.

Entenda que em um Sermão o que importa é o sentimento que tocamos nos fiéis. Não é a proeza em falar bonito e fácil, mas sim em saber tocar os corações com as Verdades ditas por Deus na Bíblia Sagrada.

Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre qual Sermão aplicar, busque o seu momento com Deus. Peça a Ele a inspiração necessária, e se faça instrumento da Vontade de Deus Pai e do mestre Jesus Cristo. Certamente Ele irá lhe apontar o melhor caminho.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *