Hoje nós iremos ver um estudo sobre Davi na caverna de adulão, Davi resolveu se esconder nessa caverna por causa da grande perseguição de Saul.  

Adulão era uma cidade que ficava no território de Judá. Sendo que Adulão significa “refúgio”.

Sua localização se dá entre Gate e Hebrom, sendo que próximo à cidade de adulão havia muitas grutas, ou seja, muitas cavernas, que viajantes acabavam usando para se esconder.  

E foi em uma dessas cavernas da cidade de adulão que Davi se escondeu, e ao saber disso a sua família também foi ao seu encontro e muitos outros homens se aproximaram de Davi enquanto ele estava escondido.

Adulão na Bíblia

Podemos ver a citação da cidade de adulão nos livros de Josué (12:15; 15:35), (2 Crônicas 11:7).

Outro livro que acaba citando a cidade de adulão é o livro de Neemias, nele vemos que a cidade de Adulão foi habitada depois do exílio judeu na Babilônia e também vemos o profeta Miqueias citando Adulão ao profetizar: “Enviar-te-ei ainda quem tomará posse de ti, ó moradora de Maressa; chegará até Adulão a glória de Israel” (Miqueias 1:15).

O nome Adulão nos remete a uma série de imagens e sentidos que vemos em toda a Bíblia. A origem de seu significado é associada à ideia de refúgio ou proteção, e nessa história de Davi a vemos como um lugar de abrigo durante o tempo de perseguição.  Adulão dentro desse contexto se torna então este lugar onde podemos ser tocados por Deus, recebendo força e ânimo para seguir em frente.

Além dessa passagem em Samuel, vemos também dois Salmos que podem nos remeter ao momento em que Davi estava na caverna de adulão, o primeiro Salmo é o Salmo 57, no qual muitos intérpretes acreditam que Davi entoou um hino nesta caverna enquanto fugia de Saul. 

O segundo Salmo é o Salmo 142. Nele vemos que se trata de uma oração de Davi feita a Deus durante o período de fuga nesta caverna. Porém o texto não deixa explícito que o local era Adulão, mas podemos interpretar que neste momento Davi estava sendo perseguido e pode cantar e louvar a Deus em um momento muito difícil.

O significado da caverna de Adulão

Davi na Caverna de Adulão

O grande significado espiritual da caverna de adulão é que ele representa um lugar de teste para Davi. Mas porque este teste? Porque toda perseguição, nos leva a uma pressão interior e neste momento podemos ser gratos ou murmurar, podemos cantar, ou reclamar,  eu fui ali na caverna que Davi ousou ir além mais uma vez, e entoou um  hino a Deus. 

Existem momentos em que não há outra alternativa a não ser esconder, Davi não era medroso, mas ele respeitava Saul por ser um ungido. Por isso, a melhor opção era fugir no momento, mesmo que ele soubesse o quanto Saul havia se tornado cruel e que queria matá-lo.

A Caverna de Adulão também nos traz o significado do profundo viver cristão, que assim como a igreja é perseguida é rejeitada e desprezada pelo mundo. Em um dia ela experimentará a glória do Reino de Deus, experimentará um lugar onde não haverá choro e  ranger de dentes.

Davi logo depois de toda perseguição e aflição se tornou rei de Israel, e assim será com a igreja que viverá com Cristo na nova Jerusalém, então neste momento de perseguição e sofrimento, Davi nos leva a vida de todo Cristão que tem que carregar a cruz, sofrer e passar por muitas perseguições para que depois a promessa possa ser cumprida.

7 Lições de Davi na Caverna de Adulão – Esboço

Davi na Caverna de Adulão estudo

Podemos tirar muitas lições dessa passagem, mas o que deve ficar claro é que Davi era um homem assim como eu e você, sujeito às mesmas fraquezas, não existem “SUPER HÉROIS” na bíblia, o que existe são homens que romperam em fé e não desistiram. 

Veja agora 7 Lições de Davi na Caverna

Uma firme confiança em Deus: Neste esboço de Davi, podemos ver mais uma demonstração do quanto ele confiava em Deus, porque o que ele está sofrendo não era uma perseguição qualquer, como alguém falando mal de você na internet, mas sim Saul queria matá-lo. Porém Davi confiou em Deus e seguiu em frente.

Dependência do Espírito de Deus: Hoje muitos se deixam levar pela correria do dia-a-dia, tentam fazer tudo à força de seu braço, e se esquecem de depender de Deus, mas a bíblia ensina que todo o filho de Deus é guiado pelo espírito.

Davi tinha o temor, tinha um coração quebrantado, e sabia que somente com Deus poderia sair vencedor, e isto é depender de Deus.

Persistir na Comunhão com Deus: O que sustenta um verdadeiro homem de Deus de pé, é a sua comunhão com Deus, pois Deus o ABA é a fonte, no momento que não tenho mais comunhão é como se fosse um peixe fora do da água, não há vida, somente morte, pois o mar é Cristo. Nele encontramos força para conseguirmos a vitória sobre qualquer adversidade.

Esperança em meio ao caos: A esperança é uma característica que todo cristão não pode deixar morrer, infelizmente por causa da dor e das frustrações no meio da caminhada muitos vão perdendo a esperança, e ficam travados em Deus, pois é a esperança que alimenta a fé, temos que tê-la, porque quando o caos vier sempre teremos a expectativa de que venceremos, e seremos triunfantes.

Coragem para Avançar: Esta é uma característica marcante de Davi, devemos ser corajosos e não abaixarmos a cabeça para o inimigo, devemos guerrear e entender que nosso Pai é o Senhor dos exércitos, para isso devemos ter a unção do Espírito, porque através dela seremos ousados e corajosos para vencer o inferno.

Perseverança no dia mal: A bíblia é clara sobre a perseverança, é através dela que somos aperfeiçoados, e ela é o fruto da nossa fé, veja:  E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Tiago 1:4

Humildade: Davi só chegou ao trono porque foi humilde, sabia que Deus o tinha ungido, e que deveria ser obediente até que a promessa de ser Rei sobre Israel fosse cumprida.

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *