Através deste esboço de pregação pentecostal você irá ver sobre o dia de pentecostes e também a importância do que aconteceu naquele dia. Data celebrada pelos cristãos, e que remete ao acontecimento relatado nas escrituras, em Atos 2. E também a realidade deste acontecimento para os dias de hoje.

Antes devemos nos atentar para o significado da palavra “pentecostes”. Que segundo o grego significa: Quinquagésimo. Trazendo para o dia do derramamento do espírito Santo, podemos ver que os discípulos esperaram 50 dias no cenáculo.

Vejamos agora este esboço de pregação pentecostal..

Esboço de pregação pentecostal – A realidade do Espírito Santo

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:8

Os discípulos não poderiam ser testemunhas do evangelho de Cristo, sem o poder do Espírito Santo.

Pois Ele é o consolador que:

  • Ensina todas as coisas (Jo 14: 26a);
  • Nos faz lembrar de tudo o que Jesus disse (Jo 14: 26b);
  • E convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8).

Por isso Jesus adverte aos discípulos, dizendo para que esperassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24;49).

Contudo ao analisarmos os evangelhos vemos que os discípulos já haviam experimentado o poder de Deus. Seja expulsando demônios, ou curando os enfermos.

Veja o que está escrito em Lucas 9:1-2.

“Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos”.

Mas porque precisaram do poder novamente no dia de pentecostes? Porque o poder foi primeiramente dado, para pregação somente a Israel. Veja:

“Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel“. Mateus 10:5,6.

Além do que, os discípulos estavam sendo treinados para obra de Deus. Aliás eram vaidosos, disputavam quem seria o melhor dentre eles. E também se vangloriavam quando expulsavam os demônios.

Isso tudo se deve ao fato que, não possuíam a realidade do Espírito Santo. Pois a promessa ainda não havia sido cumprida.

A Realidade da Promessa

esboço de pregação pentecostal

“Ao cumprir o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados” Atos 2:1-4

O Espírito Santo é uma realidade, aqui e agora. Não é mais uma promessa. E sim algo “concreto”, que podemos vivenciar na nossa vida e também na nossa família.

Ele foi derramado para um propósito. Do qual os discípulos experimentaram. E nós também podemos.

Ele tem uma função designada por Jesus, e por isso cabe a todos entender e perceber, da melhor maneira, como devemos nos portar, diante desta realidade eterna para vida de todo o cristão.

Através do Espírito Santo temos o discernimento, e real entendimento das escrituras. Foi assim com Pedro no dia de pentecostes. Veja o que ele disse aos que zombavam no dia do derramamento do Espírito Santo:

“Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: “Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: Estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel”. Atos 2:14-16

Pedro agora discerniu a profecia, e pôde explicá-la. Assim também deve ser conosco. Pois quando temos comunhão com Espírito Santo, podemos extrair o que o Senhor nos quer falar, e ensinar.

É Ele que nos vivifica com a sua palavra. Por isso devemos viver um relacionamento REAL. E não meramente uma “religião”, no sentido ruim da palavra. Aonde vivemos e nos movemos de qualquer maneira e modo diante Dele.

Pois como filhos devemos ser guiados pelo Espírito Santo. Porque essa nada mais é, uma caraterística de um filho de Deus.

A Ação do Espírito Santo em nossa vida – (Esboço de pregação pentecostal)

Mas afinal como o Espírito Santo nos guia? Para isso podemos levar em conta alguns aspectos.

  • O Espírito Santo nos mantém conectados com a mente de Deus, pois ele tem um poder de nos influenciar e impulsionar a obedecer os seus mandamentos . Foi isso que o apóstolo Paulo quis transmitir em 1 João 3 24.

 

  • O Espírito Santo também nos ajuda para entendermos de uma maneira profunda a palavra de Deus. Por isso Jesus disse aos apóstolos sobre o Espírito Santo: “Ele vos guiará em toda a verdade” (João 16:13).

 

  • A superação se torna possível com ajuda do Espírito Santo, pois é através do Poder dele em nossas vidas, que temos a oportunidade de sermos ajudados em nossas fraquezas. Romanos 8:26 

 

  • O Espírito Santo age em nossa consciência convencendo da culpa e ajudando a vermos o pecado como realmente ele é. Fazendo com que tenhamos um senso de pecado, ou seja, através da ação do Espirito Santo somos convencidos diariamente de que nossas atitudes podem ser pecado. Decerto, Jesus disse que ele “convencerá o mundo do pecado”. (João 16:8).

 

  • O Espírito Santo produz em nós frutos dignos de arrependimento. Através dele temos frutos, que são características de Jesus em nós, podendo ser alegria, paz, domínio próprio etc.. (Gálatas 5:22-23, ARA).

Conclusão

Neste esboço de pregação pentecostal. Podemos ver como o Espírito Santo age em nossa vida. Seja para cumprirmos a obra do Pai. Como também formando dentro de nós o caráter de Cristo. Afinal sem o Espírito Santo nada podemos fazer.

Se gostou deixe o seu comentário!


RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo. Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como.

Esboços de pregação pentecostais

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *