Neste esboço de pregação sobre o cego de Jericó aprenderemos 9 incríveis lições que podemos colocar em prática na nossa vida.

Uma emocionante história, venha comigo e bora aprender da palavra de Deus!

Fonte: victorscorner

Esboço de Pregação sobre o Cego de Jericó – 9 lições inspiradoras de um homem cego

Um imparável homem de fé

Bartimeu era cego, mas ouvia . Ele não tinha visão para ver Jesus, mas tinha ouvido para ouvir que ele (Jesus) estava passando em seu caminho.

Em certo momento de Seu ministério, Jesus e Seus discípulos visitaram a cidade de Jericó. E ao saírem da metrópole, foram atacados por trás.

No processo, Bartimeu, um mendigo cego à beira da estrada que ouviu que Jesus Cristo de Nazaré estava passando, começou a clamar a Ele o mais alto que podia: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

As pessoas ao seu redor tentaram desligá-lo. Mas quanto mais eles tentavam fazê-lo ficar quieto, mais alto ele gritava. Ele finalmente chamou a atenção de Jesus, que o curou de sua cegueira (Mateus 10:46-52).

Há muito a aprender com este cego

pregação sobre o cego de jericó

Você não pode ler a história desse cego sem ser inspirado por sua atitude persistente. Ao olhar para a história novamente, percebi que há muitas coisas que podemos aprender com ele.

A história de Bartimeu era a de um cego miserável, que podia ouvir , que tinha fé , coragem , foco , voz , que provou ser imparável e que obteve o milagre desejado: a restauração da visão quando encontrou Jesus . Cristo.

O evento pode ter acontecido há mais de dois mil anos, mas há lições de vida que podemos aplicar hoje em nossas vidas hoje. E é por isso que estou escrevendo este post, com a esperança de que você aprenda uma ou duas lições.

Aqui está o relato da história do cego Bartimeu conforme registrado no Evangelho de Marcos:

Marcos 10:

46 E chegaram a Jericó: e, saindo ele de Jericó com seus discípulos e grande multidão, o cego Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho, mendigando.

47 E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, começou a clamar, e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.

48 E muitos o advertiam para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem piedade de mim.

49 E Jesus, parando, mandou que o chamassem. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo, levanta-te; ele te chama.

50 E ele, largando as suas vestes, levantou-se e foi ter com Jesus. “Ele começou a clamar e dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.”

51 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Que queres que te faça? Disse-lhe o cego: Senhor, que eu recupere a vista.

52 E Jesus lhe disse: Vai; tua fé te salvou. E imediatamente recobrou a vista, e seguia a Jesus pelo caminho.

9 Boas lições que você pode aprender com o cego Bartimeu

1. Bartimeu teve a informação de que Jesus estava passando

“. ..Quando ele ouviu que era Jesus de Nazaré…”

Como observei na introdução, Bartimeu podia ser cego, mas podia ouvir. E ele usou seu sentido de audição muito bem. Ele tinha informações corretas e oportunas de que Jesus estava chegando.

Qualquer que seja a situação em que você se encontre, você precisa da informação certa para realizar a mudança desejada. Para Bartimeu, tudo o que ele precisava ouvir era que Jesus estava passando por seu território e ele sabia o que fazer com aquela informação…

Você tem informações oportunas e precisas à sua disposição?
Você tem o tipo de informação que irá transmitir positivamente a sua vida?

Você está procurando ativamente por informações relevantes que farão você viver mais saudável, mais feliz ou até mais rico?

Você pode ficar chocado ao saber que a mudança de que precisa agora está nas informações que ainda não ouviu. Busque informações.

2. Bartimeu usou a informação sobre a presença de Jesus a seu favor

“Ele começou a clamar e dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.”

Uma coisa é ter as informações corretas à sua disposição. Outra é usar isso a seu favor. Bartimeu acertou nas duas esferas.

Ele tinha a informação correta de que Jesus estava passando, ele aproveitou para ser curado. Mesmo que isso significasse criar uma cena, ele não se incomodou.

Com base nas informações de que dispunha, Bartimeu gritou e foi socorrido. Ele não era o único cego em Jericó que poderia ter ouvido que Jesus estava passando. Mas ele não apenas ouviu, ele também agiu proativamente com base no que ouviu.

Não tenho dúvidas de que o cego Bartimeu deve ter ouvido falar sobre Jesus curando cegos, coxos, surdos e mudos antes. Ele teve que fazer o que tinha que fazer para chamar a atenção de Jesus, para que ele também pudesse ser curado.

Bartimeu reconheceu uma oportunidade e aproveitou; Ele sabia que não bastava que Jesus se aproximasse de sua vizinhança.

Foi sua oportunidade única na vida de ser curado de sua cegueira. Então ele clamou a Jesus pela ajuda de que tanto precisava.

Que informação boa você tem à sua disposição agora que não está usando?
Não basta ter as informações certas. Você tem que fazer uso apropriado disso – a seu favor.

Bartimeu teria permanecido cego se não tivesse usado as informações que tinha para encontrar Jesus.

3. Bartimeu teve uma revelação de quem é Jesus

cego de jericó

Então Bartimeu o chamou: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

Em Mateus 1:1, temos registrado: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi , filho de Abraão…” Mas Ele é mais do que isso: Ele é o Messias tão esperado, o Salvador, o Libertador.

O cego Bartimeu não apenas reconheceu Jesus como o Filho de Davi, mas também sabia que as misericórdias de Deus estavam com Ele. Centenas de anos antes daquela época, Deus havia prometido a Davi que nunca retiraria dele Suas misericórdias.

mas a minha benignidade não se apartará dele, como a tirei de Saul, a quem rejeitei de diante de ti. E a tua casa e o teu reino serão confirmados para sempre diante de mim. Seu trono será estabelecido para sempre.

2 Samuel 7:15-16
Agora Jesus se tornou o guardião de toda a graça… E Bartimeu sabia disso!

Que revelação você tem sobre Jesus?
Ele é seu Salvador, curador, libertador, ajudante, amante, provedor, protetor, mestre?

A revelação que você tem sobre Sua identidade muitas vezes determinará como você se relaciona com Ele, ou clama a Ele por ajuda como Bartimeu fez.

4. Bartimeu mostrou coragem em meio à intimidação

“E muitos o advertiam para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim.”

Bartimeu era um homem muito corajoso. Ou de que outra forma você pode explicar o fato de que ele se recusou a ser intimidado em silêncio por muitas pessoas que tentaram gritar com ele?

Homens robustos e fisicamente aptos, que tinham o sentido da visão intacto, queriam impedir esse cego de pedir ajuda a Jesus. Mas, felizmente, ele provou ser imparável; quanto mais tentavam silenciá-lo, mais ele gritava alto.

“ Filho de Davi, tem misericórdia de mim.”

Você está intimidado em silêncio?

Pense nisso, quantas vezes você já abandonou um bom projeto simplesmente porque todos foram contra você! Aprenda com este homem e mostre coragem, não importa o nível de intimidação que você possa enfrentar.

Enquanto você estiver no caminho certo, não permita que ninguém o intimide até o esquecimento. Como o cego Bartimeu, grite se precisar!

5. Somado à sua coragem, Bartimeu mostrou persistência até chamar a atenção de Jesus.

“E Jesus, parando, mandou que o chamassem. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo, levanta-te; ele te chama.

Bartimeu persistiu na busca do que queria. As pessoas queriam ficar em seu caminho, mas ele passou por elas. Eles o calaram muitas vezes, mas ele se recusou a se intimidar até que Jesus chamasse sua atenção.

Por fim, Jesus ouviu o chamado de Bartimeu e respondeu: “ E Jesus, parando, mandou que o chamassem. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo, levanta-te”.

Eu gosto dessa expressão, Jesus parou ! Porque? Por causa da importunidade de Bartimeu.

Uma reviravolta interessante na história é que as mesmas pessoas que estavam tentando gritar com Bartimeu eram as mesmas que agora lhe diziam: “Anime-se, Jesus está chamando você”.

Você não acha que Jesus teria prosseguido sem parar se este homem não tivesse persistido em clamar a Ele por ajuda?

Você vê, a persistência paga!
Portanto, você deve continuar fazendo a coisa certa até obter o resultado desejado.

Por exemplo, quando você ora uma vez e não vê nenhum resultado visível, o que você faz? Desistir? Não – ore novamente, até que sua mudança chegue.

6. Bartimeu teve que perder o ‘excesso de peso’ para se aproximar de seu objetivo

“ E ele, largando as suas vestes, levantou-se e foi ter com Jesus.”

O que é aquele excesso de peso que pode atrapalhar você a atingir seu objetivo mais rápido? Para Bartimeu, era sua vestimenta.

Não sei o quão pesado era para ele carregar, mas o fato de ter que jogá-lo de lado para atender ao chamado de Jesus significava que estava obstruindo sua liberdade de movimento.

Veja bem, uma vestimenta era uma necessidade para Bartimeu. Mas naquela época estava se interpondo entre ele e sua busca para recuperar a visão, então isso teve que ser abandonado.

O que é essa coisa ‘importante’ que está prendendo você?
Que necessidade você está carregando agora que está diminuindo seu ritmo de progresso?

É hora de deixá-lo de lado para se mover mais rápido e mais perto de seu objetivo.

7. Bartimeu sabia exatamente o que queria

Bartimeu foi um homem que sabia exatamente o que queria. Ele não se conformou com sua situação de cegueira e buscou a ajuda de Jesus com determinação. Ele não se deixou intimidar pelas pessoas que tentavam silenciá-lo e correu até Jesus assim que foi chamado.

Quando Jesus perguntou o que ele queria, Bartimeu não hesitou em responder: “Senhor, que eu recupere a vista”.

Assim como Bartimeu, é importante que saibamos o que queremos da vida. Se você tem orado, mas ainda não tem certeza do que pedir, é hora de fazer uma reavaliação pessoal. Se você não sabe o que quer, é hora de descobrir

8. Bartimeu teve fé para ser curado

“Bartimeu era um homem determinado, decidido e sem medo de falar o que pensava. Mas, acima de tudo, ele era um homem de fé. Sua fé em Jesus foi o que o levou a pedir para ser curado e, graças a essa fé, ele foi curado”.

Jesus disse: “Vai, a tua fé te salvou”.

A fé de Bartimeu não foi apenas uma crença inerte e morta mas uma força ativa e totalmente viva que o levou a agir e a obter resultados. Lembre-se sempre de aplicar sua fé quando buscar a ajuda de Deus, pois é a fé que agrada a Ele e garante a realização de seus pedidos.”

9. Bartimeu tornou-se um seguidor de Jesus imediatamente

“E logo recobrou a vista, e seguia a Jesus pelo caminho.”

Você pode dizer que a decisão de Bartimeu de seguir Jesus assim que ele recuperou a visão foi uma resposta natural, assim como algumas outras pessoas que começaram a seguir Jesus depois que Ele as curou. Mas ele não foi forçado; foi uma decisão pessoal que ele tomou.

Se você verificar os Evangelhos, verá que houve pessoas que foram curadas por Jesus, mas nunca se preocuparam em segui-lo. Também houve pessoas curadas que se ofereceram para seguir Jesus imediatamente, mas Ele não as obrigou.

Para Bartimeu, tudo parecia estar indo bem para Ele. Embora Jesus tivesse dito a ele: “Vá embora”, ele ainda ficou com Jesus e Jesus permitiu.

“… Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu a Jesus pelo caminho.”

Não nos foi dito por quanto tempo ele seguiu Jesus. Mas ele o seguiu mesmo assim!

Conclusão do Esboço de pregação sobre o cego de Jericó

Quando recebemos uma benção de Deus, devemos ser gratos e não fugir, você pode ser liberto ou receber uma cura, porém se isto lhe afastar de Deus, é porque você ainda não entendeu o que é a verdadeira gratidão. O Pai lhe abençoa para que você esteja pertinho Dele então que possamos prestar a verdadeira gratidão seguindo Jesus de perto.

Espero que tenha gostado deste Esboço de pregação sobre o cego de Jericó 

Veja também: 

Esboço o Vale de Ossos Secos – 6 Lições no Vale

8 Lições sobre Ester – Pregação

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *