Hoje veremos uma super pregação sobre Davi onde poderemos extrair cinco segredos do seu coração que agradaram a Deus.

“Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade”. Atos 13:22

Muitos conhecem o versículo acima, mas poucos entendem o que significa ser um homem segundo o coração de Deus. Para entender isso devemos analisar a vida e história de Davi profundamente, e é isto que faremos neste esboço de pregação sobre o Davi. Vejamos agora cinco grandes qualidades que fizeram de Davi um homem segundo o coração de Deus.

Davi foi fiel nas pequenas coisas

pregação sobre davi

Davi aprendeu desde cedo a ser fiel nas pequenas coisas, ele trabalhava com o seu pai cuidando do rebanho no campo, era zeloso e cuidadoso. Mesmo estando escondido atrás das malhadas das ovelhas do seu pai, ele se sacrificava honrando a sua família. 

Davi Era fiel quando ninguém via, quando não havia platéia!!!  

Sendo que no momento em que seus irmãos estavam na guerra, ele se levantava de madrugada e carregava uma grande carga de alimentos para servir cada um dos seus irmãos. E claro, também servia a Saul mesmo já tendo sido consagrado rei por Samuel. Ou seja, ele entendia o momento de ser fiel no meio do processo para que a promessa pudesse se cumprir na hora certa.

Então o principal ensinamento que podemos tirar disso, é que, a base de um homem segundo o coração de Deus é a humildade. Esta é a principal pedra que vivemos ter para que todas as outras sejam construídas, e possam brilhar com a intenção correta e transparência que Deus requer de cada um de nós.

Davi era um guerreiro corajoso

O reino de Deus não é para os covardes. Deus se agrada de um coração corajoso, de alguém que é um guerreiro assim como Davi foi. Antes de enfrentar Golias, Davi já havia enfrentado um leão e um urso. Tudo para cuidar das ovelhas de seu pai. Era responsável com o serviço que lhe fora confiado, ao ponto que, se preciso fosse a coragem aparecia para defender o que realmente importava. 

Isto é o que vemos pouco hoje em dia, muitos filhos de Deus se omitem, se escondem. Não defendendo o reino de Deus quando é necessário, por isso Davi era diferente, ele era corajoso e defendia o que importava, sabendo que a vontade de Deus era a sua real prioridade.

Seja um guerreio e defenda o evangelho com a sua vida!!!

É Melhor Temer a Deus do que Ter Dois Metros de Altura

pregação sobre davi

O temor a Deus é realmente importante, e vai além de respeito, porque temer a Deus é se colocar debaixo da mão de Deus através de um coração sincero e quebrantado, que não quer perder a sua presença.

Este era Davi, não tinha a aparência de um grande soldado, mas tinha um coração forjado por Deus, um coração que entendia que Deus é o Senhor dos Exércitos, e que com Ele tudo era possível.

Mesmo em momentos de caos como por exemplo: Davi na caverna de adulão, onde teve que se esconder por causa de Saul, Davi não se deixou levar pelo medo e manteve a sua confiança em Deus.

Davi é uma figura, que representava o Campeão Maior que é Jesus Cristo. Davi derrotou o inimigo e libertou uma nação – em uma batalha por um curto período de tempo.

Jesus Cristo derrotou o inimigo — o diabo, o pecado e a morte — e libertou seu povo para sempre. Isso nos leva à próxima lição que aprendemos com Davi.

A glória de Davi não é sobre Davi – é sobre Jesus Cristo

A vida de Davi é um exemplo das muitas indicações e profecias que falam de Jesus Cristo em todo o Antigo Testamento. Nas “últimas palavras” de Davi em 2 Samuel 23:1-7, ele faz várias alusões a Jesus. Ele primeiro chama a si mesmo de “o ungido do Deus de Jacó” (v. 1). Davi foi o “ungido” porque Samuel o ungiu com óleo e porque Deus o ungiu com o Espírito Santo (1 Sam. 16:13).

Mas “ungido” em hebraico é Messias, e em grego é Cristo. Davi está apontando para o Cristo Maior. Este é o significado da resposta de Pedro a Jesus em Mateus 16:15-16: “Ele lhes disse: ‘Mas vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’”.

Jesus é também o cumprimento do que Davi chama de “aliança eterna” (2 Sam. 23:5):

“Quando os teus dias forem cumpridos e te deitares com os teus pais, farei surgir a tua descendência depois de ti, que sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Ele edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei o trono do seu reino para sempre”. 2 Sam. 7:12-13

Esta não é uma figura humana. Salomão, Ezequias, Josias – os maiores reis de Israel viveram no máximo 70 ou 80 anos. Nenhum deles tinha um reino eterno. Este é Jesus Cristo, o Filho de Davi, que é o Rei acima de todos os reis que viverá e reinará para sempre.

O pecado pode trazer consequências horríveis

Primeira e segunda Samuel mostram que o pecado pode resultar em consequências horríveis: Eli, o sacerdote, falha em temer a Deus e seus dois filhos são mortos por causa disso. Saul falha em obedecer e honrar a Deus, e o reino é dado a outro homem.

O pecado de Davi contra Bate-Seba mostra isso de maneira mais vívida. Quando Davi tomou Bate-Seba e mata seu marido Urias, ele peca de muitas maneiras, e o Senhor não fica calado ou indiferente a eles. Na verdade, ele promete trazer “a espada” sobre a casa de Davi, e essa espada leva quatro de seus filhos. Tais consequências sérias para o pecado são destinadas a nos fazer temer cair em pecado.

Mas também há perdão na vida de Davi. Depois que o profeta Natã confrontou Davi por seu pecado, Davi confessou. Então fala sobre o perdão de Deus: “O Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás” ( 2 Sam. 12:13 ).

O verdadeiro arrependimento de Davi é acompanhado pelo perdão do Senhor. E, no final, o perdão de Deus supera em muito qualquer consequência que possamos experimentar. As consequências podem durar a vida toda, mas o perdão dura para sempre.

Conclusão da Pregação sobre Davi

Quando estivermos diante de Deus nos novos céus e na nova terra, nossos pecados e suas consequências ficarão para trás e apenas a vida e a alegria na presença de um salvador misericordioso estarão à frente.

Tal perdão é nosso quando cremos em Jesus Cristo, aquele que para sempre e completamente tira os nossos pecados (Hb 10:1-18). A vida de Davi nos ensina a não subestimar a gloriosa realidade da misericórdia de Deus.

Veja Também:

Pregação sobre Jonas – Encare a sua Missão

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *