Veja neste estudo como Enoque andou com Deus, e também descubra através de lições importantes como devemos viver e caminhar como cristãos.

Lições da vida de Enoque: estudo e prática para uma vida relevante

A bíblia é muito clara sobre vários assuntos e sobre vários personagens, nós conseguimos extrair lições da vida de Jesus, Apóstolo Paulo, Davi, Daniel, Habacuque entre tantos outros personagens. Mas, hoje, nós vamos aprender e descobrir Quem foi Enoque na bíblia.

Enoque é um personagem que aparece em poucas passagens, não existe um livro com o seu nome, não é tantas vezes mencionado, mas nós conseguimos enxergar lições valiosíssimas com a vida de Enoque.

“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
Gênesis 5.24

Mas, afinal, quem foi Enoque na bíblia?

Enoque foi um descendente de Adão por meio de seu terceiro filho, Sete, era o pai de Matusalém (GN 5.21). Enoque fez parte das chamadas gerações de Adão, dez gerações que tiveram uma vida extremamente longa.

Enoque era um homem justo que “andou com Deus” até a idade de 365 anos, depois dessa idade, “já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gn 5.24).

Lições que aprendemos com Enoque

Viver algo único com Deus

Enoque andou com Deus

A bíblia mostra apenas dois homens que foram arrebatados / transladados: Enoque e Elias. Sabemos que Elias foi uma grande figura do antigo testamento, sendo considerado uma figura que representa o profético, então, ser arrebatado até os céus é algo que poucos viveram. Enoque e Elias experimentaram o sobrenatural de Deus, vivendo algo incrível.

Enoque andou com Deus 

A bíblia afirma que “Enoque andou com Deus”, o verbo “andar” aqui se refere ao fato de ter estado na presença de Deus, ter se santificado e buscado ao Senhor constantemente. É impossível uma pessoa viver uma vida com Deus aqui na terra, se ela não “andar com Deus”.

Andar com Deus é caminhar sob a trilha da santidade. É explorar o mistério da fé em Cristo e não andar sob nenhum atalho, pois Jesus Cristo é o Caminho.

O relacionamento com Deus deve ser o combustível para o cristão, é caminhar em firmeza da palavra de Deus, andando em solo firme como a rocha, que é Cristo.

Enoque andou com Deus porque não quis andar consigo mesmo, não quis andar em um terreno de arrogância e pecado. Ele andou com a santidade do eterno.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo. Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como.

Enoque andou com Deus

Enoque era amado por Deus

enoque andou com deus

Pelo fato de Enoque ter “andado com Deus”, o Senhor viu a sua obediência. A bíblia é clara quando fala que: “é melhor obedecer do que sacrificar” (1Sm 15.22).

A obediência agrada o coração do Pai, é obedecendo que correspondemos ao amor de Cristo na cruz do calvário. De tanto obedecer, Deus tomou Enoque para si (Gn 5.24).

Talvez muitos não serão arrebatados como Enoque foi, mas aqueles que o obedecem, Deus o toma para si, o guardando do mundo e do maligno.

Enoque foi tomado por Deus porque ele tinha guardado as leis de Deus em seu coração. Deus toma para si os seus filhos, aqueles que são amados por Ele, aqueles que são reprovados pelo mundo, mas aprovados por Deus.

Enoque viveu em fé

“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”
Hebreus 11.5

Enoque aparece na galeria dos heróis da fé, assim como Gideão entre outros, que honra!! Ele foi mencionado pelo autor de Hebreus como um homem cheio de fé. A fé de Enoque foi tão grande que ele foi transladado por Deus para não ver a morte. Deus o poupou da morte por causa da sua fé.

A bíblia afirma que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Muitas pessoas querem viver com Deus, mas da sua forma, do seu jeito, no seu padrão. Mas o padrão de Deus é o padrão da fé. No mundo de Deus, o mar se abre, o sol paralisa, o jumento fala, o homem anda por cima das águas, o morto ressuscita.

A fé é o passaporte para agradar a Deus

Andar com Deus sem fé é como tentar ligar um carro sem motor, ele não vai funcionar.

A jornada do cristão deve ser uma jornada apoiada na fé no filho de Deus. E não podemos confundir a fé com pensamento positivo, são coisas completamente diferentes.

É possível uma pessoa pensar positivo que ela vai encontrar um trabalho, mas, ainda sim, ela pode viver sem fé em Deus e Jesus Cristo.

Enoque viveu uma vida cheia de fé, cheia de temor, um coração fervoroso, acreditando que Deus é poderoso para fazer o impossível, o possível e o inexistente acontecer.

Deus não se encaixa na lógica humana. Ele ultrapassa a filosofia, a ciência, o humanismo, Deus é inconcebível em um coração pequeno. Ele se relaciona com pessoas cheias de fé, assim como Enoque.

A simplicidade dos bastidores

A bíblia não mostra tantos feitos de Enoque, na verdade, mostra apenas alguns versículos sobre ele, mas mesmo assim ele agradou a Deus, andou com Ele e foi transladado.

Isso nos mostra que nem sempre a vida precisa ser cheia de coisas miraculosas, nem sempre o cristão vai viver uma vida cheia de grandes acontecimentos, mas mesmo nos bastidores, devemos andar com Deus.

João falou: “é necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30). Nos bastidores podem acontecer muitas coisas: podemos andar com Deus sem querer aplausos, sem desejar status, sem querer o brilho para nós.

Enoque foi um homem simples, mas um homem que agradou a Deus, obedeceu a sua palavra, viveu uma vida cheia de fé.

Enoque andou com Deus porque se separou da aparência do mal

Na época de Enoque, uma época onde o ser humano estava totalmente corrompido e se afastava cada vez mais de Deus, ainda sim, ele se manteve fiel aos seus princípios.

A bíblia afirma que o “mundo jaz do maligno” (1 João 5.19). O mundo é onde vivemos, mas não precisamos nos corromper com o sistema pecaminoso que o mundo oferece.

Enoque andou com Deus e por isso não se corrompeu. Muitos cristãos acabam desmoronando e cedendo às tentações, pelo fato de não andarem com Deus. Por isso, negociam os seus princípios, distorcem a palavra de Deus, negam a Cristo, vivem sob o domínio do príncipe das potestades do ar (Ef 2.1-2).

Hoje, a porta larga do pecado, está escancarada, é fácil passar pela porta e entrar em um universo pecaminoso, corrompido e maligno. Mas, o cristão foi chamado para ser luz do mundo e sal da terra (Mt 5.13). É iluminar com a palavra de Deus onde há trevas e conservar os princípios de Deus em um mundo corrompido.

Enoque: um homem de coragem e sensibilidade

Aprendemos muitas lições sobre a vida de Enoque, mas ele ainda teve duas grandes características: coragem e sensibilidade.

A Coragem de Enoque

Coragem para viver uma vida santa e piedosa diante de Deus, não se corromper com as propostas de um mundo perverso e se manter em fé, dia após dia. A caminhada com Deus é uma caminhada de coragem e fé.

É necessário manter o comprometimento diário com a palavra, a constância de uma vida de oração, a perseverança de um bom soldado que milita o bom combate. Enoque combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé.

A Sensibilidade de Enoque

Sensibilidade para ouvir a voz de Deus, mesmo quando muitas vozes queriam calar a voz do Eterno. A sensibilidade para entender a voz do Espírito Santo é fundamental para todo cristão. Sem o Espírito Santo não será possível viver uma vida com Deus e se manter fiel por um longo período.

A sensibilidade a Deus é o que fez Enoque entender o seu propósito e andar com Deus dia após dia.

A caminhada de Enoque nos revela o quanto andar com Deus e agradar ao Senhor é necessário para uma vida cheia de fé e relevância.

Enoque é pouco comentado, mas as suas lições são muito preciosas para nós. Ande em fé, caminhe com Deus e viva uma vida abundante.

estudo sobre enoque

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *