Quem foi Habacuque na bíblia? Neste estudo vamos ver a história de Habacuque e a principal lição que este profeta nos trouxe diante de tudo que viveu e profetizou. 

Uma história intrigante que nos remete a entender o coração de Deus sobre o seu juízo e livramento. Sendo assim que possamos juntos meditar nestes caminhos escolhidos pelo Senhor, sejam para o bem ou sejam para o mal.

Quem foi Habacuque? 

Habacuque foi um profeta, considerado um dos menores, não por seu grau de importância. Mas sim porque ele deixou menor quantidade de material escrito. 

O seu nome para o povo hebreu vinha da raiz da palavra hebraica: “HABAQ”. Tendo como significado: ”abraçar”

O profeta Habacuque viveu em uma época cheia de conflitos sociais e morais. A data em que profetizou aconteceu após a batalha de Carquemis, por volta do ano 603 a.C. De fato, vemos evidências claras de que viveu no período babilônico (caldeu). No final do período do reino de Judá tendo Jeoaquim como rei.. 

Por causa de sua oração no capítulo 3, e da instrução ao “mestre de música”, alguns dizem que o profeta era uns dos cantores do templo. Contudo, não passa de conjectura.

A respeito de seu nascimento, ou se teve filhos, não temos informações. Entretanto o que podemos saber é que, Habacuque se sensibilizava com o sofrimento ao seu redor. Por isso entrou em um conflito interior por não entender os desígnios de Deus.

A mensagem de Habacuque

Habacuque 1:1-4

Habacuque começa clamando a Deus por Justiça. Pois a terra e o tempo em que vivia era mau. Havia violência e destruição por todo o lado. E por isso queixa-se diante de Deus. Por não haver nenhum castigo aos homens violentos ao seu redor.

Warren Wiersbe, comentando sobre esse clamor de
Habacuque, escreve:

Habacuque orou pedindo a Deus que tomasse uma providência quanto à violência, às contendas e às injustiças na terra, mas Deus pareceu não ouvir. No versículo 2, o profeta começa usando o verbo “clamar”, que significa simplesmente “pedir socorro”, mas em seguida diz: “gritar-te-ei”, que no original significa “clamar com um coração perturbado”.

A partir do versículo 5 até o 12. Deus responde a Habacuque dizendo que usaria os caldeus como instrumento de juízo contra Judá. Pois através do rei Jeoaquim o povo voltara a praticar a idolatria.

Habacuque tinha coragem de abrir o peito e demonstrar suas dúvidas a Deus. Sendo que, o seu maior problema não era fazer um diagnóstico do pecado ou doença de seu povo, mas sim um estudo do comportamento de Deus.

Ele não entende como Deus usaria um povo pagão como os Babilônios para trazer juízo sobre o seu povo. E traz luz a temas que mesmo hoje afligem os seres humanos. 

Um deste que podemos destacar é: ” A prosperidade do impio e o sofrimento do justo (1:13)”.

Assim como Asafe, que não entendia o porquê de os impios prosperarem. Habacuque também se questionava diante de Deus. Perguntando sobre o sucesso dos maus, quando estes usavam a violência para destruir os justos.

Habacuque queixa-se diante de Deus por suas orações não respondidas, drama do qual Jó também vivenciou. Porém ao contrário de Jó, em que o sofrimento era individual, com Habacuque o sofrimento era comunitário.

O justo viverá pela féQuem foi Habacuque na bíblia

Continuando o nosso estudo sobre quem foi Habacuque, chegamos ao capítulo 2, aonde podemos ver que Deus leva o profeta a aprender sobre fé. Pois agora o profeta Habacuque transita da dúvida para fé, da incerteza para confiança na provisão divina.

Antes contudo ele procura um lugar para receber a resposta de Deus, deixando suas dores e mazelas. Procura um ambiente de sossego para sua alma. Por isso foi a “torre de vigia” (2:1).

Assim também deve ser conosco, pois não devemos ficar presos aos problemas, as dores e queixas. Mas sim buscarmos um lugar de descanso em Deus. Para que Ele nos mostre e revele os seus planos.

No lugar de sossego e calmaria Habacuque passa a entender os mistérios da providência divina, recebendo de Deus uma visão no qual lhe é revelado que o soberbo vai perecer, mas o justo viverá pela fé.

Os caldeus por pensarem que era donos de si mesmos, e que todo poder vinha da força do seu braço. Cairiam, e não mais seriam levantados. Mas o povo do Senhor, que vive pela fé, seria restaurado.

Após isso segue-se uma série de 5 maldições aos babilônios:

  • Falta de honradez (2:6);
  • A ganância (2:9);
  • Os empreendimentos sanguinários (2:12);
  • A libertinagem (2:15);
  • A idolatria (2:18-20).

A oração de Habacuque

Chegamos a famosa oração-salmo de Habacuque no capítulo 3. Depois de tanto desespero, angústia, e conflitos interiores. Habacuque compôs um hino de louvor e adoração a Deus.

Decerto podemos tirar deste Capítulo 3 grandes lições.

A comunhão com Deus nos leva a restauração Hb 3:1-2

A comunhão com Deus, orando e ouvindo a sua palavra são o fortalecimento que precisamos para seguirmos em frente. Sendo revigorados dia após dia.

Habacuque ouviu a palavra de Deus. E isso gerou nele um clamor ardente por avivamento.

Ouvir a palavra de Deus nos leva a orar fervorosamente. Nos leva a sermos dependentes de Deus. Trazendo o temor que precisamos para reconhecer a santidade de Deus e a sua soberania.

Olhar para os feitos de Deus no passado nos gera a confiança no tempo presente Hb 3:3-15

Habacuque exalta as maravilhas de Deus, o seu poder e a sua glória. Várias frases nos recordam aos feitos de Deus no passado. Seja no Egito ou Canaã, por toda a história de Israel.

O profeta está dizendo que Deus é o mesmo, que a sua grandeza e poder pode nos livrar do mal, a qualquer momento. Assim sendo basta confiarmos olhando para tudo o que Ele já fez.

Por isso o profeta canta tentando animar o seu povo. Conduzindo-os a confiar e perceber que assim como Deus fez nos tempos de Moisés, poderá fazer no tempo presente. Livrando o seu povo da crise

Cantar no meio da dor baseado na fé e não nas circunstâncias Hb 3:16-19

Se Habacuque dependesse das angústias, queixas e frustrações que viveu com Deus por não entender o sofrimento de seu povo. Jamais teria salmodiado essa confissão de fé.

Portanto ele aprendeu a confiar na soberania de Deus. Mesmo que tudo desse errado, que parecesse ser o fim. No senhor Ele confiaria, igualmente como foi com Gideão ao liderar Israel.

Afinal ao olhar para o redor tudo estava em ruínas, e olhando para dentro de si poderia haver dúvidas e angústias. Mas ao olhar para o alto, pela fé, viu Deus, e todos os seus medos sumiram.

Pois no Senhor Habacuque confiou. E Nele também confiaremos!!!


Veja Também ⇓⇓

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *