Neste estudo vamos ver de maneira detalhada um esboço de pregação expositiva. Mas antes devemos entender que a pregação expositiva, ou sermão expositivo vai muito além de pegar uma passagem da Bíblia e explicar o seu significado de cada versículo.

O pregador é um escolhido de Deus. E assim sendo, precisa receber com o coração aberto os ensinamentos bíblicos adquiridos, expondo para os fiéis o que Deus lhe transmitiu através da inspiração Divina.

Não se pode usar o púlpito neste caso para dar uma aula seca e com pouca fertilidade da interpretação bíblica, deixando os fiéis impacientes e muitas vezes irritados. Uma pregação expositiva precisa ir muito além.

Pregar é repassar a mensagem que foi extraída das escrituras, por meio de um trabalho constante buscando a Glória de Deus em Cristo, tirando assim o máximo proveito da elevação espiritual dos ouvintes.

Transmita a verdadeira salvação

O esboço de pregação expositiva e também o sermão, devem ter a finalidade de ajudar os fiéis a entender o significado do texto bíblico, bem como saber o que Deus quer nos mostrar com essa passagem, para que o fiel descubra a sua missão.

Desse modo, para que o Sermão expositivo realmente toque fundo o coração dos fiéis, ele precisa ser estudado e ser sentido. O pregador precisa preparar muito bem o sermão, evitando fazê-lo de maneira mecânica.

O Pregador precisa sentir a verdadeira comunhão com Deus e entender o seu chamado. Entender o que Deus quer passar através dele para os fiéis com a explicação de uma determinada passagem bíblica.

O coração precisa ser colocado no Sermão. O coração é o elemento capaz de religar o pregador com Deus, entendendo de maneira mais sentimental o que determinada passagem bíblica tem a apresentar.

É preciso entender o significado da sua missão. Entender que milhares de almas estão em busca da verdadeira salvação. E essa é a verdadeira função do Pastor, fazer o resgate do rebanho e encaminhá-lo para a Seara de Deus.

Alguns cuidados sobre a pregação expositiva

Apesar de precisar ser dita com o coração, evitando Sermões prontos, a pregação expositiva requer um certo cuidado por parte do pregador.

A pregação expositiva tem que expor e aplicar o que realmente o texto bíblico diz, e não o que o expositor quer que diga. Desse modo, fazer a exposição das Escrituras é tirar o que se encontra no texto, deixando-o ao alcance de todos. 

O pregador, desse modo precisa se esforçar para expor o que parece estar oculto nas Escrituras Sagradas, clareando o que parecer confuso e escuro, mas sem colocar achismos ou falsas interpretações.

O texto do Sermão Expositivo pode ser somente um versículo, uma oração gramatical ou até mesmo um parágrafo. O tamanho do texto pouco importa, desde que seja retirado da Bíblia e repassado de maneira íntegra para os fiéis.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo. Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como.

esboço de pregação expositiva

Exemplo de Esboço de pregação expositiva

Esboço de pregação Expositiva

Vamos abaixo dar um exemplo de um Esboço de pregação expositiva para facilitar o aprendizado.

Texto: 1 Samuel 30.1-20

Introduzir com uma passagem: Grande tempestade se precipitou sobre a vida de Davi e seus homens. – v. 1-6.

Fazer a transição, deixar o coração falar sobre a passagem: Todos nós enfrentaremos grandes turbulências na vida, representadas pelas tempestades que se precipitou na vida de Davi.

Precisamos aprender a aceitar a vontade de Deus, entendendo o que ele quer de nós. Jamais podemos deixar a revolta invadir o nosso coração, e nem nos afastar de Deus nosso Pai nesses momentos difíceis, onde a nossa Fé está sendo testada!

I.) Reanime-se no Senhor – v. 6 b

“Davi se esforçou no Senhor” “Davi se fortaleceu no Senhor”

“… da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros” (Hb 11.34).

Desse modo, nas fases mais turbulentas da vida, onde todos parecerem te abandonar, busque forças no Senhor. Se fortaleça nele como fez Davi. Somente assim a vitória estará reservada.

II.) Se consulte com o Senhor – v. 7,8

Diante da dificuldade é preciso saber o que Deus quer de nós. Entender se está testando a nossa fé, ou nos dando um livramento. Deus é sábio e justo e por essa razão sabe que seus melhores soldados não irão sucumbir diante de uma batalha.

Josué e os líderes de Israel deixaram de consultar a Deus e foram enganados pelos gibeonitas aos quais ficaram presos – Js 9.14

III.) Saiba agir baseado nas Promessas de Deus e na Sua Palavra– v. 9,10

Davi foi orientado por Deus à perseguir os seus inimigos. Ele baseou-se nessa Palavra e nessa Promessa, e então agiu.

E mesmo que nem todos os seus homens conseguissem seguir adiante, Davi não sucumbiu e continuou firme, pois sabia que estava seguindo a Vontade de Deus.

“Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes” (Lc 5.5).

IV.) Sempre conte com a Providência de Deus – v. 11-16

Deus nunca abandona os seus filhos. Ele nos criou à sua imagem e semelhança, e por isso, já nos deu a vitória antes mesmo dela acontecer. Através da sua divina providência Ele age a todo instante à nosso favor.

V.) Lute incansavelmente e nunca desista dos seus sonhos – v. 17

Esteja decidido a fazer o que for preciso para alcançar a vitória que Deus lhe reservou. Não fuja do problema, o enfrente com garra e determinação. Reúna todas as suas forças e vá em frente. Nunca desista de sonhar!

Não se acomode, busque sempre viver cada momento da sua vida. Cada pedaço dela é um presente dado por Deus. Por isso nunca blasfeme e seja sempre submisso ao Pai.

VI.) Concluir a Palavra

Os mesmos que falavam em apedrejar Davi (v. 6), agora o honravam (v. 20).

Com isso, Deus também nos coloca as turbulências para que as vençamos e saiamos fortalecidos. Elas são molas propulsoras que irão nos impulsionar para cima. A vitória também é certa.

Não tema. Não sucumba. Faça sempre a Vontade de Deus. A sua vitória já foi escrita igual a vitória de Davi.

Esse é apenas um exemplo de um esboço de pregação expositiva. E, como dissemos, prepare-a com o coração aberto para receber a Vontade de Deus.


IMPORTANTE

Milhares de pregadores em todo o Brasil aprenderam a pregar com mais desenvoltura, com boa oratória, sem timidez e com total eloquência.

Então se você quer aprender como extrair lições do texto, usar ilustrações, como memorizar o sermão. E não ficar preso a ele e ainda preparar sermões altamente impactantes. Existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões.

Acesse agora, basta clicar no botão abaixo e se preparar e conhecer algo que vai transformar pra sempre as suas pregações.

esboço de pregação expositiva

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *