Quem foi asafe? Neste estudo será revelado sua história, suas dores, seus dons e seu legado. Um homem que amava louvar a Deus. E que servia como levita de forma exímia e zelosa na presença do Senhor. Sendo respeitado como um grande músico. 

Quem foi Asafe na bíblia?

Quem foi Asafe na bíblia? Asafe foi um levita, descendente da tribo de Levi que servia diante da arca da aliança. Aonde foi constituído líder dos levitas por Davi. Sua capacidade tocando o seu instrumento de música que era o címbalo era notória.

Pois ao ser colocado como líder podemos perceber que tinha um grande talento e dom ao entoar e salmodiar a Deus. 

Um dos significados para o nome de Asafe no hebraico era: “quem reúne”, ou ” Deus se apoderou”. E este cerne se refletia na sua vida com o seu zelo como Levita. Pois ele reunia os levitas para entoar a Deus. Se encarregando de fazer o melhor e trazer uma verdadeira adoração diante da arca do Senhor.

Asafe foi um músico privilegiado. Pois teve a honra de  experimentar a glória de Deus. Sim, Asafe era um dos músicos que estava na inauguração do templo de Salomão (2 Cr 5:12-14).

Por experimentar a glória de Deus já percebemos que ele conheceu o sobrenatural de uma forma incomum. Sendo que os músicos da atualidade dificilmente presenciaram algo tão impactante e memorável.

Asafe o Profeta

Quem foi asafe

Neste estudo sobre quem foi Asafe podemos ver também que ele tinha a reputação e o reconhecimento de que era um profeta (2 Cr 29:30). Lembrando que naquela época havia um temor maior acerca de quem via o futuro através de visões ou sonhos. E não era diferente com Asafe. Por isso também ele era tão respeitado.

Aliás não atoa foi lembrado pelo rei Ezequias, quando este restaurou o culto ao Senhor. Afinal Asafe marcou a história como profeta e um grande levita. Deixando um legado para seus descendentes. Mostrando como adorar e servir ao Senhor com zelo e temor.

Este profeta teve também alguns salmos atribuídos a sua autoria. Dentre eles estão os Salmos:50,73-83. O mais famoso sem dúvida é o salmo 73. E é sobre ele que quero discorrer agora.

Salmo 73 de Asafe

quem fois asafe

“Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.

Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.

Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios”. Salmo 73:1-3

Vejamos o que Asafe fala.

Primeiro ele começa dizendo que Deus é bom para com israel, para com os limpos de coração, mas ele quase que esse desviou do propósito de Deus, dos caminhos de Deus, porque ele teve inveja dos soberbos ao ver prosperidade dos impios. 

Hoje há muita gente assim, que olha para pessoa, e se pergunta: porque aquela pessoa tem carro e eu não? Ou porque ela já tem uma casa própria e eu não? Por que será que ela não passa luta e eu não?

É normal do ser humano se medir pelo outro? 

Pois eu digo que, para o cristão não deve ser normal.

Mas acontece que então, muitos começam a olhar, e se medir pelo próximo. Porém isso não dever ser normal.

Pela inveja Asafe infelizmente se comparou com ímpios. 

Mas o que deveria de fazer era buscar a Deus e vê o que está faltando ou precisando. Sem demonstrar a inveja.

E claro em hipótese alguma desejar o mal para o próximo, somente porque ele está prosperando.

De maneira nenhuma devemos ter inveja. Porque ainda que a pessoa tenha carro, ainda que ela tenha casa, ainda que ela tenha tudo.

Nós sabemos que o fim dos impios é a condenação.

Por isso do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a minha alma por ser um materialista?

Asafe neste salmo foi sincero é e nos dá um exemplo de muitos que passam por esse mesmo dilema.

Vale a pena servir a Deus

Vejamos agora os versículos 11, 12 e 13

“E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?

Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.

Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência”.

Salmo 73:11-13

Aqui vemos claramente o mal do materialismo no coração de Asafe, estava buscando a Deus em troca de prosperidade.

Quantas pessoas estão assim, estão buscando a Deus somente por dinheiro, por posses. Em vez de buscá-lo por amor, para agradar o seu coração.

Se fizermos tudo certo, trabalharmos, sermos honestos, a prosperidade vai chegar. E ainda que Deus não quisesse nos dá a prosperidade. Qual seria o problema?

Pois Ele já nos deu o bem mais precioso, que é a salvação. E ainda chegará o momento quando estivermos com Cristo que não sentiremos mas dor. 

As coisas neste mundo são passageiras. Não devemos nos apegar aos bens materiais.

Hoje infelizmente muitos cristãos só correm atrás de campanha, em busca de um bem material. E isso não deve acontecer.

Eu não sei se você sabe, mas teve alguém que tinha esse comportamento materialista e se deu muito mal.

Foi Judas Iscariotes, o apóstolo de jesus, ele estava ali entre os entre os doze apóstolos, mas o objetivo era prosperar, tanto que ele roubava as ofertas de Jesus, confiava no bolso. 

Temos que repreender esse espírito de ganância e se despedir da avareza, desse materialismo barato.

Se andamos com Jesus, temos que buscar primeiro o reino dos céus e a sua justiça e o resto das coisas serão acrescentadas, tudo que nos é necessário.

Devemos viver para agradar o Senhor, porque ele morreu na cruz por cada um de nós. Asafe não estava dando lugar a gratidão em seu coração. Mas até que chegou um dia, que ele teve a resposta para o seu dilema.

Asafe e o mistério do santuário

“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.

Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição”.

Salmos 73:17-18

Asafe foi ao santuário e entendeu o fim dos impios. Na casa do senhor ele passa a

compreender esse mistério.

3 Verdades que Asafe entendeu no Santuário (17-28)

1 – Ele viu o fim dos ímpios Salmo 73:17-20

Mesmo que o ímpio possa ter muitas alegrias, este momento no fim acabará no dia da sua sepultura, ficando totalmente afastado de Deus na eternidade. Ao ver isso a Asafe entende que a situação dos ímpios é mais do que desesperadora, e vê claramente que não há nenhuma razão para ter inveja deles, porque:

 1- Deus os coloca em lugares escorregadios – v.18

 2- Os lança na destruição – v.18

 3- São destruídos repentinamente – v. 19

Asafe por um momento pensou que Deus não estava fazendo justiça com os ímpios. Porém Deus é longânimo e ajusta as contas no momento que muitos não esperam. Pois ele nunca dorme e um dia todos darão conta no dia do juízo.

2- Ficou amargurado em seu coração – V.21,22

Asafe ficou muito amargurado e ao mesmo tempo perturbado, pois tudo o que ele pensava o levou a acreditar que viver com Deus não era bom.

Muitos hoje pensam assim, mesmo sendo salvos em Jesus Cristo, muitos se apegam e dizem que a vida não é boa, que o emprego não é bom, que a família é ruim. E dizem que ninguém lhes dá uma oportunidade ou o enxergam.

Acabam portanto murmurando dizendo que Deus não ouve as suas orações e não abre uma porta.

Mas veja o que Paulo disse:

“...já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Fp 4.11-13)

3 – A Presença de Deus

Asafe no fim percebeu claramente o que mais importava, que era a realidade de Deus e sua presença. Essa era a sua maior herança e o ímpio não poderia lhe tirar seu bem mais precioso, que era a presença de Deus

Todavia estou de contínuo contigo.” – v. 23a

 é a minha porção para sempre.” – v. 26

Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus” – v. 28a

Todavia estou de contínuo contigo”: Deus nunca o tinha esquecido nem mesmo abandonado. Mas Asafe por um tempo esteve cego e não percebia mais que Deus estava com ele.

Deus é a minha porção:  Sendo da Tribo de Levi, ele sabia que a herança dele era o próprio Senhor, por isso disse que Deus era sua porção.

Conclusão

Enfim a conclusão que chegamos neste estudo sobre quem foi Asafe na bíblia é que ele valorizava a sua comunhão com Deus. Pois prezava a adoração e a fidelidade ao Senhor. Foi um levita e profeta. Mas a lição mais importante que podemos tirar é que ele era íntegro e amava a presença de Deus.

E mesmo como todo o dilema que passou, percebeu que Deus era tudo o que precisava. E assim deve ser conosco. Que possamos ser zelosos e fiéis servindo ao Senhor como Asafe foi.


Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Clique aqui agora e descubra como interpretar a Bíblia através de uma técnica secreta!!

Quer Ter Acesso a uma Biblioteca de Sermões?

Com Um Sermão para Cada dia do Ano?

Sobre o Autor

Pedro Dombrowski
Pedro Dombrowski

Meu nome é Pedro Dombrowski. Sou Missionário e autor deste blog há mais de 5 anos, nesse tempo já alcancei meio milhão de pessoas em 50 países diferentes, siga a nossa página no instagram e me peça um estudo ou esboço de pregação personalizado!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *